18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:43

Conselho de Saúde impede fechamento de Centro Obstétrico e ginecologia de Hospital de Santa Maria (DF)

Após morte de recém-nascido gerência tentou transferência de serviços para impedir comprometimento profissional de servidores por falta de condições de trabalho

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (22/Fev), a gerência de enfermagem anunciar a transferência dos atendimentos de ginecologia e do centro obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), em “porteira fechada”,  para o Hospital Regional do Gama (HRG). A decisão ocorreu por falta de estrutura e comprometimento profissional dos servidores. Porém após intervenção do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria (CRSSM) a suspensão dos serviços no HRSM foi descartada.

Política Distrital recebeu um áudio de um servidor que explica o motivo da decisão da gerente de Enfermagem, Fernanda de Paula, para evitar que os profissionais de enfermagem os médicos tivessem problemas com os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren-DF) e de Medicina (CRM-DF), respectivamente, dado a falta de condições da unidade realizar procedimentos cirúrgicos.

“A Fernanda [Gerente de Enfermagem] avisou que vai fechar o CO [Centro Obstétrico] de ‘porteira fechada’. Todo mundo vai para o Gama. Vai ficar só três técnicos aqui até conseguir dar alta para todos os pacientes que estão internadas, a maternidade também não vai receber puerperas  [pacientes pós-parto] do Gama.  Isso é para forçar a secretaria para mandar pediatras. Era para vir 12 pediatras e mandaram só cinco pediatras não tem como funcionar. Hoje já veio uma paciente aqui também com 25 semanas, em período expulsivo a RN [Recém-Nascido] foi a óbito e para não colocar o nosso Coren [registro Coren-DF ] e nem o CRM [registro no CRM-DF], dos médicos em risco a diretora optou em todo mundo ir para o Gama. Então a partir de amanhã a noite todo mundo vai cumprir escala no Gama e hoje quem chegar a gente vai sortear vai ficar só três técnicos de enfermagem e de enfermeiro e o restante vai tudo pro Gama. (SIC)”.”

O blog conversou com a conselheira de Saúde, Denise Bastos, que explicou que ao tomar conhecimento da decisão da Gerente de Enfermagem o secretário de Saúde, Fábio Gondim, a superintendência e a direção do HRSM, intervieram e ficou estabelecido que somente o controle social, por meio do Conselho do Conselho Regional de Saúde (CRSSM) poderia deliberar sobre tal encaminhamento.

Denise explicou ainda que na terça-feira (23/Fev), o CRSSM se reuniu com representantes da comunidade de Santa Maria, ocasião em que votaram pela permanência dos serviços no HRSM. De acordo com Denise Bastos: “Nós entendemos que uma transferência dessa natureza iria apenas lesar a comunidade de Santa Maria. Nós já perdemos a pediatria do Hospital de Santa Maria que foi retirado da unidade com o argumento que seria temporário. Já são quase dois anos e a pediatria nunca mais foi reaberta.”, afirmou.

A Conselheira de Saúde observou ainda a necessidade de buscar outros meio para garantir a manutenção dos serviços em Santa Maria. “É preciso buscar outras vias para trazer soluções para resolver a questão da obstetrícia e ginecologia da região sul, que não a de acabar com a oferta desses serviços para a nossa comunidade pois quem perde é o cidadão.”, concluiu.

Com a mobilização com a comunidade realizada pelo CRSSM, a SES-DF se comprometeu realocar equipamentos na unidade em reabrir o Centro Obstétrico no início de março. “Vamos iniciar com atendimento aos baixos riscos e assim que montarem a estrutura de UCIN [Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal]. Iniciaremos atendimento para os pacientes de alto risco. Santa Maria será o referencial em atendimento de Materno Infantil da Região Sul. A equipe de neonatologistas do Gama [HRG] concordou em vir para Santa Maria [HRSM], por entender que temos estrutura para atender com qualidade.”, afirmou Denise Bastos.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...