25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:18

Distrito Federal e Goiás discutem estratégias em conjunto para combate ao Aedes aegypti

12,7 mil casas em Santo Antônio do Descoberto já foram beneficiadas com a utilização de fumacê oferecido pela capital federal

A Secretaria de Saúde do DF iniciou entendimentos, nesta quinta-feira (4), com a Secretaria de Saúde de Goiás, para o combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. O Distrito Federal já realiza ações no estado vizinho, porém, agora, fará de forma mais integrada e formalizada.

Para o diretor da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valero, quando se fala em saúde pública, não existem fronteiras. “Temos o maior prazer em unir as nossas forças com o estado de Goiás neste combate. Vários municípios do Entorno já haviam nos procurado solicitando ajuda e hoje, com essa reunião, discutimos a realidade vivenciada tanto pelo DF, quanto no GO, no que diz respeito à assistência à saúde, notificação de casos e, principalmente, ao controle do mosquito”, disse Valero.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Maria Cecília Brito, essa integração é de fundamental importância, diante do momento em que o país vive esta epidemia. “Já tem algum tempo que os nossos secretários de Saúde vêm entrando em entendimento para que esse momento acontecesse e hoje conseguimos fazer essa primeira reunião. Os trabalhos hoje já realizados pelo DF e pelo GO, mesmo que de forma individual, acabam se somando, pois somos estados vizinhos”, destaca a superintendente.

Somente em Santo Antônio do Descoberto, 12,7 mil casas já foram beneficiadas com a utilização de fumacê oferecido pela capital federal. Ao todo, três máquinas do DF foram disponibilizadas à cidade goiana, de forma a diminuir a proliferação do vetor por lá e evitar que os reflexos negativos cheguem a Brasília.

Representantes das pastas se reunirão no dia 19 de fevereiro, em Luziânia (GO), para tratar, tecnicamente, desta cooperação.

Cabe ressaltar que a situação no DF está sob controle e todas as formas de combate existentes estão sendo utilizadas na capital, o que a coloca em destaque no cenário nacional.

Fonte: Agência Saúde DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...