CCJ do Senado sabatina Augusto Aras na terça-feira (24), com possibilidade de participação popular

Augusto Aras em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça em 2019, quando indicado para o primeiro mandato para procurador-geral da República. Próxima sabatina está marcada para as 10h

Cidadãos de todo o país já podem enviar suas perguntas para a sabatina de Augusto Aras na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para a terça-feira (24), às 10h. Aras está sendo indicado para mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). Para enviar questões ou comentários, basta que o internauta vá até a página de eventos interativos do Portal e-Cidadania (mais informações abaixo).

A sabatina de autoridades para ocupar determinados cargos públicos é atribuição privativa do Senado, prevista na Constituição de 1988. Desde 2013, o Regimento Interno do Senado determina que todas as sabatinas sejam abertas à participação popular. A reunião da CCJ vai ser realizada de forma semipresencial, com alguns senadores no plenário da comissão e outros em participação remota.

Entre os cargos cujos ocupantes precisam passar pela aprovação do Senado, estão embaixadores, magistrados indicados para tribunais superiores, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) indicados pelo presidente da República, presidente e diretores do Banco Central, procurador-geral da República e diretores de agências reguladoras.

Recondução

Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República, com mandato para o biênio 2021-2023. Ele ocupa o posto desde setembro de 2019. Se aprovado na CCJ, o nome de Aras ainda precisa ser confirmado no Plenário do Senado. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o relator da indicação.

Antônio Augusto Brandão de Aras nasceu em Salvador (BA), em 4 de dezembro de 1958. Bacharel em direito, ingressou no Ministério Público em 1987. Com mestrado em direito econômico, pela Universidade Federal da Bahia, e doutorado em direito do Estado, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua também como professor universitário.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Escala 5X2: Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da 6×1

Por Kleber Karpov O governo federal e a Câmara dos...

Órgãos do GDF firmam cooperação para ampliar transparência

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e...

Escola de Saúde Pública do DF abre vagas para preceptoria em ensino técnico

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Desenrola Brasil: começa nesta segunda (25) o uso do FGTS para quitação de dívidas

Por Kleber Karpov O Governo Federal liberou uma nova funcionalidade...

Colônia Agrícola 26 de Setembro deve receber UBS e pavimentação

Por Kleber Karpov A comunidade da Colônia Agrícola 26 de...

Destaques

Escala 5X2: Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da 6×1

Por Kleber Karpov O governo federal e a Câmara dos...

Auditoria da Controladoria atesta eficiência de armadilhas que capturam mosquitos da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do DF (CGDF) concluiu uma...

Órgãos do GDF firmam cooperação para ampliar transparência

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e...

Mãos a obra: GDF retoma licitação de infraestrutura do Pôr do Sol após liberação do TCDF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)...

IgesDF abre seleção para psicólogo hospitalar, fonoaudiólogo e médico pediatra com salários de até R$ 18,1 mil

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...