24.5 C
Brasília
17 dez 2025 17:07

Secretaria de Saúde do DF realiza 5.550 cirurgias no mês de janeiro

É a segunda maior produção cirúrgica para o período nos últimos 12 anos. Índice só fica atrás da marca atingida em 2020, antes da pandemia

Mesmo atravessando a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2 há mais de um ano, a Secretaria de Saúde fechou o mês de janeiro de 2021 atingindo a segunda maior marca de cirurgias realizadas nos últimos 12 anos (veja quadro abaixo). Foram 5.550 cirurgias em janeiro contra 6.044 em 2020, antes da pandemia, quando a melhor marca, até então, foi alcançada .

“O DF tem grande capacidade de ampliar cirurgias quando está em períodos de baixa disseminação de covid-19 e consegue atender bem a população”Petrus Sanchez, secretário adjunto de Assistência à Saúde

Para o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, os resultados refletem a capacidade da rede de saúde do DF em prestar esse tipo de atendimento em tempos mais estáveis.

“O DF tem grande capacidade de ampliar cirurgias quando está em períodos de baixa disseminação de covid-19 e consegue atender bem a população. Vencendo essa fase de covid, iremos fazer muitas cirurgias e facilmente faremos as melhores produções cirúrgicas da história de Brasília”, afirma o secretário.

Em função de um novo aumento de casos e, consequentemente, na taxa de internação hospitalar, a Secretaria de Saúde suspendeu os procedimentos eletivos nos hospitais, visando aumentar a oferta de leitos para o tratamento de pacientes com covid-19. A exceção permanece aos procedimentos cardíacos, oncológicos e para transplantes, em função da urgência que esses casos costumam demandar.

Nesses casos, a secretaria trabalha com a conversão dos leitos de UTIs gerais em leitos de UTI Covid. Atualmente, a pasta disponibiliza 409 leitos de UTI Covid e novas mobilizações estão programadas para os próximos dias.

Além da mobilização de novos leitos, a pasta mantém em pleno funcionamento os hospitais de campanha em Ceilândia e no Centro Médico da Polícia Militar, além dos leitos mobilizados nos hospitais que compõem a rede pública de saúde e a rede privada contratada.

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

STF forma maioria contra marco temporal em julgamento sobre validade da Lei 14.701/2023

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta...

STF forma maioria de votos contra marco temporal de terras indígenas

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Destaques

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Ibaneis Rocha e Celina Leão tornam sonho da casa própriauma realidade para mais 140 famílias no Sol Nascente

Por Kleber Karpov O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

SAMia: Aplicativo gratuito de inteligência artificial fortalece cuidado em saúde mental no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...