Covid-19: Brasil registra mais 2.333 mortes e 75.412 infectados

Pelo segundo dia consecutivo, país ultrapassa as 2 mil mortes

Por Jonas Valente

Pelo 2º dia seguido, o Brasil registrou mais de duas mil mortes por covid-19. Segundo balanço do Ministério da Saúde, entre ontem e hoje foram confirmados mais 2.233 óbitos por complicações da doença. O resultado não superou o recorde de ontem (10), de 2.286.

O número de pessoas que desde o início da pandemia morreram por complicações do novo coronavírus chegou a 272.889. Ainda há 2.943 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

O número de pessoas infectadas desde o início da pandemia totalizou hoje 11.277.717. Entre ontem e hoje, foram registrados 75.412 novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A informação está no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite de hoje (11). A atualização é produzida a partir das informações levantadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela covid-19.

O número de pessoas recuperadas chegou a 9.958.566. Já a quantidade de pessoas com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.046.262.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (63.010), Rio de Janeiro (34.083), Minas Gerais (20.087), Rio Grande do Sul (14.363) e Paraná (13.159). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.094), Amapá (1.169), Roraima (1.216), Tocantins (1.623) e Sergipe (3.072).

Vacinação
Até o início da noite de hoje, haviam sido distribuídas 18,2 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicadas 10,5 milhões de doses, sendo 7,9 milhões da 1ª dose (3,7% da população brasileira) e 2,5 milhões da 2ª dose (1,1% da população brasileira).

Momento grave

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, divulgou vídeo no qual reconhece o momento grave da pandemia. Ele creditou a situação sobretudo às novas variantes do novo coronavírus. O titular da pasta afirmou que o sistema de saúde não irá colapsar.

No vídeo, Pazuello pediu que os brasileiros sigam as orientações básicas para de comportamento coletivo, embora não tenha detalhado quais são. O ministro informou que foram entregues até o momento 20 milhões de doses, o que atende 12 milhões de brasileiros. Até abril, acrescentou, o montante chegará a 80 milhões de doses entregues.

O titular do Ministério da Saúde pontuou que atualmente há no mundo um problema de oferta das vacinas, com laboratórios não conseguindo cumprir entregas. “A dependência de insumos e vacinas leva-nos a manter uma ação diplomática de forma permanente, que garanta o cumprimento do nosso cronograma de produção de vacinas e insumos”, disse.

Ele concluiu comentando que respondeu aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal sobre o cronograma das vacinas para este e os próximos meses.

 

Escala 5X2: Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da 6×1

Por Kleber Karpov O governo federal e a Câmara dos...

Órgãos do GDF firmam cooperação para ampliar transparência

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e...

Escola de Saúde Pública do DF abre vagas para preceptoria em ensino técnico

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Desenrola Brasil: começa nesta segunda (25) o uso do FGTS para quitação de dívidas

Por Kleber Karpov O Governo Federal liberou uma nova funcionalidade...

Colônia Agrícola 26 de Setembro deve receber UBS e pavimentação

Por Kleber Karpov A comunidade da Colônia Agrícola 26 de...

Destaques

Escala 5X2: Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da 6×1

Por Kleber Karpov O governo federal e a Câmara dos...

Auditoria da Controladoria atesta eficiência de armadilhas que capturam mosquitos da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do DF (CGDF) concluiu uma...

Órgãos do GDF firmam cooperação para ampliar transparência

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e...

Mãos a obra: GDF retoma licitação de infraestrutura do Pôr do Sol após liberação do TCDF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)...

IgesDF abre seleção para psicólogo hospitalar, fonoaudiólogo e médico pediatra com salários de até R$ 18,1 mil

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...