19.5 C
Brasília
22 jan 2026 06:46

Agosto registra menor movimento de doadores de sangue em 2020

A Fundação Hemocentro de Brasília está em alerta máximo desde o início de agosto, quando o movimento de doadores caiu consideravelmente. Neste mês, até o último dia 19, a média de doações está em 137 bolsas coletadas por dia. Em julho, a média foi de 160 doações por dia. Em agosto do ano passado, eram 165 bolsas coletadas diariamente.

Sem normalizar o movimento de doadores, o estoque de O positivo sofreu forte queda no começo de agosto e chegou a níveis extremamente críticos na última semana. Apesar da suspensão das cirurgias eletivas pela Secretaria de Saúde, a demanda dos hospitais não diminuiu.

“A transfusão sanguínea é parte do tratamento de pessoas com câncer, anemias graves e problemas de coagulação. Esse procedimento também pode ser necessário em pacientes com outras doenças, como a Covid-19”, ressalta o diretor executivo da Fundação Hemocentro de Brasília, Alexandre Nonino.

Estoque

O estoque estratégico do Hemocentro de Brasília abastece todos os hospitais públicos do Distrito Federal e algumas unidades conveniadas, como o Hospital das Forças Armadas (HFA), o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Hospital Sarah Kubitschek e o Instituto de Cardiologia (ICDF). O monitoramento das reservas é feito diariamente.

Com base em uma avaliação da situação dos estoques, demanda dos hospitais e fluxo de doadores, são acionadas estratégias para manter o equilíbrio no fornecimento, como contato telefônico com doadores, convocação de multiplicadores para organizar grupos de doadores, campanhas em redes sociais e veículos de comunicação, assim como reforço nas recomendações de uso racional do sangue e até restrições no abastecimento, em casos críticos.

A época de seca já é historicamente um período de menor movimento nos hemocentros do Centro-Oeste. No entanto, a pandemia pode estar influenciando o quadro. “A seca geralmente diminui um pouco o movimento de doadores, mas temos visto que o aumento no número de casos de Covid-19 pode influenciar também, já que pessoas que tiveram a doença ou que tiveram contato com alguém infectado ficam impedidas temporariamente de doar”, pontua o diretor executivo.

Critérios para doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente deve consultar o site do Hemocentro, pois pode estar impedido de doar.

O candidato à doação deve vir bem alimentado (evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação), não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e beber bastante água 24 horas antes de doar. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

Vale destacar que pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para se candidatar à doação de sangue. Esse prazo também se aplica a quem teve contato com pessoa com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, e deve ser contado a partir do último contato. ⁣⁣Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para doar sangue.⁣

O Hemocentro não alterou o horário atendimento durante a pandemia – permanece aberto de segunda a sábado, das 7h às 18h. Lembrando que, como medida de segurança, a doação de sangue deve ser agendada por um dos telefones: 160, opção 2 (atendimento telefônico de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h), ou (61) 3327-4447 ou (61) 3327-4413 (atendimento telefônico de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h às 18h).

Doação em grupo

Para manter a distância de segurança enquanto as pessoas permanecerem dentro dos veículos que transportam grupos ou nas salas de espera da fundação, os grupos de doadores podem ter no máximo 10 pessoas. O Hemocentro disponibiliza transporte gratuito para fazer o trajeto de ida e volta entre a fundação e qualquer ponto do Distrito Federal. O agendamento de grupos é feito somente pelos telefones (61) 3327-4447 ou (61) 3327-4413, ou pelo Whatsapp (61) 99136-2495.

FonteIGESDF

CFM estuda utilizar Enamed para conceder registro profissional

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisa...

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Cerrado digital oferece cursos gratuitos de tecnologia em Planaltina e Arapoanga

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Projeto oferece saúde visual e bucal gratuita para jovens em oito cidades do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)...

Aprova VP oferece cursos gratuitos de tecnologia para moradores do Distrito Federal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

GDF libera crédito do Cartão Material Escolar a partir de fevereiro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

MEIs excluídos do Simples Nacional devem regularizar pendências até 31 de janeiro

Por Kleber Karpov Microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional...

Destaques

CFM estuda utilizar Enamed para conceder registro profissional

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisa...

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Cerrado digital oferece cursos gratuitos de tecnologia em Planaltina e Arapoanga

Por Kleber Karpov A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Projeto oferece saúde visual e bucal gratuita para jovens em oito cidades do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)...

“Gratificação Faroeste”: Psol aciona Supremo contra bônus por mortes em ações policiais no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O Diretório Nacional do Psol protocolou uma...