Covid-19: força-tarefa encontra problemas no HRSM e na UPA de Ceilândia

No HRSM, insuficiência de leitos de enfermaria e dificuldades para transporte dos pacientes estão entre os principais problemas. Em Ceilândia, há demora nos resultados dos testes de Covid-19 e na liberação de leitos

A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que atua no acompanhamento das ações de enfrentamento à Covid-19 requisitou à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esclarecimentos sobre dificuldades constatadas em inspeções realizadas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia. A vistoria foi realizada na primeira semana de agosto.

Em relação ao HRSM, o MPDFT requisitou informações sobre a insuficiência de leitos de enfermaria, a dificuldade de transferência de pacientes sem Covid-19 para leitos de enfermaria e de UTI e a indisponibilidade do serviço de hemodiálise, entre outros temas. Sobre a UPA de Ceilândia, a força-tarefa questionou a demora no resultado de testes de Covid-19, a dificuldade no transporte de pacientes e a demora na liberação de leitos pelo sistema Sisleitos, entre outros problemas.

O MPDFT também quer saber qual é a orientação da SES para os comerciários da região de Santa Maria que buscam a unidade para a realização de testes de Covid-19. A exigência não faz parte do decreto distrital (nº 40.939/2020) que trata do enfrentamento à pandemia no Distrito Federal, mas tem ocorrido por empregadores como condição para o retorno ao trabalho.

Sobrecarga dos serviços

Segundo os integrantes do MPDFT, como já foi observado em outras unidades de saúde, algumas situações contribuem para a sobrecarga dos serviços: atraso na liberação de resultados de testes; falta de testes rápidos; dificuldade para realização de tomografias; demora na liberação de leitos pelo sistema Sisleito; dificuldade na remoção de pacientes. Além disso, os promotores de Justiça ressaltam que os pacientes que não são portadores de Covid-19, ao permanecerem por longo período aguardando transferência, podem contrair a doença, agravando o problema inicial.

A falta de remédios básicos e sedativos, com necessidade de empréstimos da empresa que gerencia a UPA para a empresa que gerencia a UTI, também foi verificada em Ceilândia.

Embora o HRSM tenha boa estrutura física e de recursos humanos, também recebe grande demanda de atendimento por pacientes infectados pelo novo coronavírus, o que causa sobrecarga na unidade. Segundo os representantes do MPDFT, enquanto o comércio esteve fechado na região, o problema foi parcialmente contornado pela diminuição do número de atendimentos de cirurgia e ortopedia.

Após a reabertura, houve aumento do fluxo de pacientes. Os trabalhadores do comércio comparecem ao pronto-socorro apenas para realização do teste periódico para Covid-19 ou para receberem o atestado médico exigido pelos empregadores. A presença desses pacientes satura a emergência, o que aumenta o tempo de espera daqueles que realmente estão doentes. Além disso, os membros do MPDFT observaram que, assim como acontece nas demais unidades, a sobrecarga dos serviços é agravada pela demanda por atendimentos de menor complexidade, que não deveriam ser realizados nesses locais, e sim nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Procuradores e promotores de Justiça relataram que, na UPA da Ceilândia, pacientes com e sem sintomas respiratórios são submetidos a triagem em locais diferentes e encaminhados para atendimento médico em setores separados. Pacientes com suspeita de Covid-19 podem permanecer em observação na tenda instalada na área externa da UPA e na sala vermelha. Os que não tem suspeita de Covid-19 são mantidos na área interna da unidade de saúde. Em Santa Maria, uma tenda serve para o atendimento inicial de pacientes com sintomas respiratórios de menor gravidade. O hospital não tem tido dificuldade para transferir pacientes com Covid-19 para unidades de tratamento intensivo (UTIs). No entanto, a transferência para leitos de enfermaria e para UTIs não reservadas para pacientes com coronavírus é um processo mais demorado.

Clique aqui para conhecer o teor do ofício ao Instituto de Gestão Estratégica do DF referente à UPA de Ceilândia.

Clique aqui para conhecer o teor do ofício ao Instituto de Gestão Estratégica do DF referente ao HRSM.

Clique aqui para conhecer o teor do Relatório Tecnico Nº 04/2020 referente à UPA de Ceilândia.

Clique aqui para conhecer o teor do Relatório Tecnico Nº 05/2020 referente ao HRSM.

FonteMPDFT

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...

Alexandre de Moraes se declara impedido em ação sobre visitas da esposa ao Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Phesgo: Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis)...

Destaques

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Celina Leão inicia ações do GDF na sua Porta no Gama e ratifiac veto a aumento de tarifa de ônibus

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...