18.5 C
Brasília
18 dez 2025 02:46

Após pedido do MPDFT, Justiça obriga GDF a divulgar dados de leitos de UTI sem omissões

Informações vinham sendo apresentadas de forma distorcida ao considerar leitos indisponíveis para o uso

A Justiça deferiu pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para obrigar o GDF a divulgar, em tempo real e sem omissões, o número efetivo de leitos de UTI disponíveis para paciente com Covid-19. A ação havia sido proposta pela força-tarefa do MPDFT instituída para enfrentamento à Covid-19. Para o grupo, os dados apresentados no site da Sala de Situação levavam em conta leitos bloqueados ou indisponíveis, o que diminuía, de forma artificial, a taxa de ocupação dos leitos. A decisão é desta quarta-feira, 1º de julho.

A partir de agora, devem ser divulgados no site Sala de Situação apenas os dados extraídos dos relatórios diários da Central de Regulação de Internação Hospitalar, mais compatíveis com a realidade. Os gestores também devem considerar, para o cálculo da taxa de ocupação, apenas os leitos disponíveis para uso imediato. Não devem ser contados os leitos previstos, mas ainda não ativados ou não operantes.

A taxa de ocupação dos leitos pediátricos também deve ser calculada de forma separada. Devem ser considerados apenas os leitos disponíveis para ocupação imediata e com suporte respiratório adequado. No caso da lista de espera por leitos de UTI, foi determinada ainda a divulgação do número de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

Na decisão, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública afirma que “o tratamento de dados no âmbito da Administração Pública deverá ser realizado para o atendimento de sua finalidade pública, ou seja, as informações devem ser fácil e claramente perceptíveis ao “público em geral” (e não apenas aos setores técnicos e mesmo ao MP), em linguagem simples e desburocratizada. Daí o prudente pedido do MP em retirar da base de cálculo dos leitos disponíveis aquelas unidades não efetivamente disponíveis (seja lá motivo da indisponibilidade), mantendo tão só os efetivamente prontos para imediata disponibilidade pela Central de Regulação”.

Divergências

Após a realização de vistorias do MPDFT no Hospital Regional de Santa Maria e no Hospital de Base, foram confirmadas divergências nos dados divulgados pela Secretaria de Saúde sobre os leitos de UTI efetivamente aptos a receber pacientes. A força-tarefa do MPDFT expediu recomendação para a correção imediata das informações, mas não houve resposta.

Processo eletrônico: 0703196-13.2020.8.07.0018

Fonte: MPDFT

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio para o Brasil

Por Kleber Karpov A Justiça da Espanha negou definitivamente, nesta...

Boleto de IPVA: Governo alerta para golpe de site falso que simula cobrança do imposto no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

GDF oferece ceia natalina a R$ 1 em 18 restaurantes comunitários

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou,...

Destaques

Programa Profissão Saúde capacita mais de 600 profissionais de enfermagem em 2025

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...