19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:12

Senador Hélio José (PSD) sugere nomes para a Saúde do DF que serão analisados por Fábio Gondim

Engajado com as questões da Saúde do DF, o senador, Hélio José (PSD), sugeriu recentemente alguns nomes de profissionais ligados à saúde paga ajudar no processo de gestão da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). A Secretaria passa por um processo de reestruturação sob o comando do secretário, Fábio Gondim, pode incorporar alguns dos nomes sugeridos.

Nos dias 21 e 28 de agosto, Hélio José, realizou a Audiência Pública Para debater a crise do sistema de Saúde de Brasília e do Brasil, realizado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal. O evento contou com a participação de gestores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF); do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), da Defensoria Pública da União (DPU), da Casa Civil, do Conselho de Saúde do DF (CSDF); da Defensoria Pública do DF (DPDF), de entidades sindicais: Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), de representes de empresas da iniciativa privada, além de profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Reestruturação na SES

Pouco antes de completar os 30 dias à frente da SES-DF, Gondim começou a reestruturação da SES-DF. Entre as áreas com novos gestores estão a Corregedoria, a chefia de gabinete e mais recentemente a saída de o ex-subsecretário de Atenção à Saúde (SVS), Tadeu Palmieiri.

Vale lembrar que Palmieri foi protagonista da ‘exposição’ de estoque ‘fictício’ de órteses e próteses (OPME) para 50 anos. Isso porque a SES-DF na gestão do ex-secretário, João Batista de Sousa, fez aquisição ‘inadequada’ de equipamentos de OPME, porém não tem médicos ortopedistas, técnicos, anestesistas e estrutura apropriada para a realização de tais procedimentos cirúrgicos.  Embora tenha uma demanda reprimida, apenas em procedimentos cirúrgicos ortopédicos, tem demanda reprimida de 250 cirurgias de urgência e 4700 eletivas, de acordo com dados da Secretaria de Maio deste ano.

Para substituir Palmieri foi nomeado o médico intensivista, Robinson Parpinelli, recebido com polêmica por não ter concluído estágio probatório e ter supostos problemas com a Justiça, mas o nome de Parpinelli foi endossado por Gondim, dado a experiência de mais de 20 anos em área médica bem como em administração hospitalar.

Nos corredores da Saúde circulam comentários que a indicação de Parpinelli para a SAS teria ocorrido por indicação do cardiologista, Ivan Castelli, conhecido nos bastidores da SES-DF.

No entanto ao Política Distrital, Gondim negou: “Foi um indicação minha. Eu fiquei um mês avaliando, conversando, analisei currículo, pensei, observei até que tomei essa decisão. Eu conversei com outros três candidatos que poderiam assumir, e cheguei a conclusão que, para o momento, o melhor nome é o dele, por várias características que ele tem que são exatamente o que a Secretaria precisa hoje. Tive total liberdade de escolher qualquer um que eu quisesse.”, afirmou Gondim.

Sugestões de Hélio José

Helio José reiterou não ter restrições em relação à nomeação de Parpinelli, mas expôs que havia indicado o nome do ex-diretor do HRAN, o cirurgião bariátrico, Renato Lima, para a pasta. O Senador se manifestou ainda, favorável à nomeação de Lima para a Regional Norte, no processo de descentralização das unidades de saúde do DF.

Outros nomes sugeridos por Hélio José foram: do ex-coordenador regional de saúde de São Sebastião, odontólogo da Secretaria de Educação e médico da SES-DF, Marcus Costa, ex-candidato a deputado distrital, emplacando uma suplência PPL, para a Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) ou de Vigilância Sanitária (SVS); e do vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Jorge Vianna, ex-candidato à distrital, para a Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SUGETES) ou outra.

Nomes serão analisados

Política Distrital questionou ao secretário de saúde, Fábio Gondim, em relação aos nomes sugeridos por Hélio José. O secretário se mostrou receptivo às sugestões de nomes, mas, deixou claro que a base de qualquer análise no que tange às nomeações é meramente técnica. “Se tiverem perfil técnico para desempenhar tal função, podemos aproveitá-los.”, disse.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...