25.5 C
Brasília
29 abr 2024 21:17


UBS 1 do Guará inicia dispensação de medicamentos controlados

Local passou por readequação e aumentou número de guichês

Por Leandro Cipriano

A farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Guará I iniciou a dispensação de medicamentos controlados à população. A iniciativa foi possível depois que o espaço foi transferido para uma sala maior e readequado para armazenar mais remédios, além de aumentar de dois para quatro guichês de atendimento.

“Antes, não tinha condições de fazer essa dispensação porque o local onde ficava a farmácia era pequeno. Ao assumirmos, colocamos ela em um espaço maior, com divisórias. Fizemos a pintura e instalamos mais dois guichês. Com isso, o atendimento ao usuário fica muito melhor”, afirmou a gerente da UBS 1 do Guará 1, Rosineide Alves.

Uma dos que elogiaram a mudança foi a cozinheira Jucélia Aureliano, 31 anos, que veio à unidade buscar os remédios para o tratamento de pressão alta do marido. “Agora o atendimento ficou mais rápido com os guichês extras e mais organizado. Foi um avanço”, comentou.

Além disso, como a UBS fica localizada próxima ao Hospital Regional do Guará (HRGu) e de várias paradas de ônibus, está em uma área estratégica para a população local, o que facilita o acesso. É o caso da costureira Cristina Gonçalves, 50 anos, que trabalha próximo à unidade. “Aumentou as nossas opções para buscar medicamentos, porque se faltar em um local, podemos pegar aqui”, ponderou.

Os elogios também são feitos pelos servidores que atuam no local. “Melhorou bastante. Agora estamos conseguindo dispensar os psicotrópicos que a população cobrava. Com as readequações, todo mundo está gostando. Está sendo muito bom”, conta a supervisora da UBS 1 do Guará I, Ângela Ribeiro.

Os medicamentos são entregues à população mediante prescrição médica, pelo farmacêutico ou pelo técnico que estará no local para o atendimento. Caso sejam remédios de controle especial será o farmacêutico, enquanto os demais são de responsabilidade da área técnica.

A farmácia funciona de segunda a sexta-feira, de 7h a 19h, e aos sábados, de 7h as 12h.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever