25.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:51

Quase metade dos brasilienses coloca Saúde como principal carência do DF

A pesquisa traçou o ranking de necessidades da população ouvindo 2.952 pessoas, entre os dias 5 e 8 deste mês

Do ponto de vista da população, a maior necessidade do Distrito Federal é a melhoria da Saúde Pública. Conforme pesquisa do instituto Exata de Opinião Pública (Exata OP), 41,7% dos brasilienses espera e exige melhorias nos hospitais, postos de atendimento e demais serviços públicos, pelos quais a população paga impostos regularmente.

O estudo traçou o ranking de necessidades da população ouvindo 2.952 pessoas, entre os dias 5 e 8 deste mês. O segunda maior problema, para os brasilienses, é o transporte público, com apenas 9,6%. A terceira expectativa de destaque dos cidadãos é a Segurança Pública, apontada por 7,2% dos entrevistados.

“A necessidade da Saúde está bem destacada. É quatro vezes maior do que o segundo item”, observou   o diretor do instituto Exata OP, Marcus Caldas. Analisando os últimos 10 anos, o pesquisador afirma que a distância entre as principais necessidades da população era menor.

Problema nos transportes

Para Marcus Caldas, uma estratégia para a melhoria da  Saúde seria a adoção de modelos de terceirização.A ideia  encontra forte oposição entre os servidores públicos.

Na leitura de Caldas, a pesquisa também mostrou o aumento do descontentamento da população com o  transporte público, marcado por diversas problemas e falta de qualidade no atendimento aos brasilienses.

“Geralmente, o segundo item de destaque é a segurança pública. Mas ela caiu uma posição e a necessidade por melhoras no Transporte subiu”, explicou o especialista. Nesse sentido, Caldas avalia que a implantação real bilhete único e o investimento no  Metrô, BRT e VLT seriam caminhos para atender as expectativas da população.

Ponto de vista

Fiscalização é o primeiro passo para a melhoria do sistema de Saúde, avalia o cientista político  David Fleischer, professor da Universidade de Brasília. Para ele, o governo precisa aumentar os mecanismos de controle da qualidade dos serviços na rede pública e também nos estoques de medicamentos.

“O governo precisa mudar todo o sistema para fazê-lo funcionar bem. Sou pessismista. Não acho que é impossível. É quase impossível”, desabafou o especialista, que observa  há 43 anos o declínio do atendimento da rede pública do DF à população.

Governo tem de fazer mudanças

A maioria da população  espera que o governo faça mudanças. Segundo a pesquisa de opinião, 65,4% dos brasilienses acham que o governo está no rumo certo, mas precisa de mudanças. O governador Rodrigo Rollemberg é desaprovado por  46,7% e aprovado por  45,6%. O governo é avaliado como “regular” por 42%.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...