20.5 C
Brasília
05 fev 2026 03:39

Governo Federal investiga 182 casos suspeitos de coronavírus no país, nesta sexta-feira (27), no DF seis são investigados

No Distrito Federal oficialmente cinco casos estão sob investigação, mas número pode chegar a seis

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (28/Fev),  um total de 182 casos suspeitos de pacientes contaminados pelo coronavírus (Covid-19). No Distrito Federal, ainda nesta data, houve um salto de cinco para sete casos sob investigação, por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), embora um desses, tenha sido descartado, o que será confirmado pelo Laboratório Central (LACEN) da SES-DF.

Embora com uma taxa de letalidade na ordem de 2%, a propagação do coronavírus é proporcionalmente inversa e se alastra globalmente em grande proporção. Na terça-feira (25/Fev), data em que houve a confirmação do primeiro caso no Brasil, foram registrados 80.239 casos no mundo, e um total de 2.700 mortes, em 34 países. Três dias depois, são 88.343 registros, um total de 2.858 óbitos, porém, em um total de 52 países. Dados esses da OMS desta sexta-feira (28/Fev).

Expansão essa que levou, nesta sexta-feira (24/Fev), o presidente da Organização Mundial de Saúde (OSM), Tedros Ghebreyesus, demonstrar preocupação, durante coletiva à imprensa em Genebra. “O contínuo aumento dos casos de Covid-19 e do número de países afetados pelos últimos dias é claramente preocupante”, ao observar que “o que vemos agora são epidemias do Covid-19 interligadas em muitos países, mas a maioria dos casos são rastreáveis para contatos ou grupos de casos conhecidos. Não vemos evidências de disseminação do vírus livremente em comunidades.”, disse Ghebreyesus.

No DF

SES-DF lança Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública lança – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde Df

O governado do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que a capital do país está preparada para lidar com a situação. A SES-DF, anunciou a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) para enfrentamento ao Covid-19. O COE é formado por 19 gestores e suplentes da Secretaria de Saúde, que alinharão as ações de combate ao coronavírus.

Com informações de OMS e Agência Brasil

Atualização 28/02/2020 às 21h58
Para correção, no título, do número de casos suspeitos de 192 para 182

Saúde do DF reduz em 80% a espera por tratamento oncológico

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Hospital Regional de Sobradinho convoca voluntários para diversas áreas

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) abriu...

GDF libera R$ 49 milhões para pagamento de Cartão Gás, DF Social e Prato Cheio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) liberou,...

Bolsonaro fez descaso com preceitos éticos dos militares, conclui MPM

Por Kleber Karpov O Ministério Público Militar (MPM) afirmou, em...

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Por Kleber Karpov O Brasil está projetado para registrar 781...

Celina Leão entrega 167 novas viaturas para reforçar fiscalização e serviços do Detran-DF

Por Kleber Karpov A vice-governadora Celina Leão (Progressistas) realizou, nesta...

Se liga: Taxa de Licenciamento 2026 de veículos do DF vence a partir de 23

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Destaques

Saúde do DF reduz em 80% a espera por tratamento oncológico

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Hospital Regional de Sobradinho convoca voluntários para diversas áreas

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) abriu...

GDF libera R$ 49 milhões para pagamento de Cartão Gás, DF Social e Prato Cheio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) liberou,...

Hospital Regional de Santa Maria promove atualização sobre o vírus da influenza e combate à desinformação

Palestra orienta profissionais sobre diagnóstico e manejo da gripe;...

Bolsonaro fez descaso com preceitos éticos dos militares, conclui MPM

Por Kleber Karpov O Ministério Público Militar (MPM) afirmou, em...