21.5 C
Brasília
01 fev 2026 10:07

HMIB deve inaugurar farmácias satélites

Novo serviço, disponível a partir de março, ajudará a agilizar o atendimento no hospital

A partir de março, o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)  contará com o serviço de farmácia satélite, que vai funcionar no pronto-socorro da emergência pediátrica.

A farmácia satélite é uma unidade do Núcleo de Farmácia Hospitalar, que ficará fisicamente localizada no próprio setor da dispensação, onde são estocados os medicamentos e insumos necessários para atendimento. Isso proporciona uma assistência farmacêutica efetiva e direta, de maneira que o paciente passa a ser atendido com mais rapidez e prontidão.

“Com a instalação da farmácia satélite dentro dos setores, vamos diminuir os índices de perda de material e medicamentos por vencimento, desvios, erros de armazenamento e o risco do uso indiscriminado de medicação”, explica o chefe do Núcleo de Farmácia Hospitalar do Hmib, Lairo de Souza Silvestre. “Quando enviamos, não sabemos o que acontece com o medicamento, se está bem armazenado, já que acaba ficando guardado em espaços espalhados pelo setor.”

Serviço descentralizado

A descentralização do serviço possibilita uma resposta mais rápida ao paciente e a redução de custos, tanto de medicamentos quanto de materiais. Uma vez que serão retiradas somente as quantidades utilizadas pelo paciente, evita-se o desperdício, assim como a formação de estoques desnecessários no setor.

Os medicamentos serão entregues aos profissionais, mediante prescrição médica, pelo farmacêutico ou pelo técnico, que estarão no local. O funcionamento da farmácia será de 24 horas, sete dias por semana, com assistência direta na emergência pediátrica, proporcionando um atendimento mais individualizado.

“Vai ser a primeira farmácia satélite do Hmib”, informa o diretor do hospital, Rodolfo Paulo Alves de Souza. “Depois de inaugurarmos a farmácia da emergência pediátrica, temos o projeto de abrir mais duas – uma para atender a UTI neonatal e o centro obstétrico e outra para atender a UTI pediátrica e o centro cirúrgico.”

Com informações da SES

Fonte: Agência Brasília

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...