Novas creches e escolas reforçam preocupação do GDF com a Educação

Cinco unidades irão beneficiar Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Lago Norte e Sol Nascente. Ano letivo começa em 10 de fevereiro

Impossível não reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento do indivíduo, para a melhoria do padrão econômico das famílias, para o próprio progresso de uma nação. Uma das prioridades da atual gestão do Governo do Distrito Federal, a educação, tem, nesse sentido, muitas novidades programadas para este ano, com destaque para a abertura de novas unidades de ensino. Para o próximo mês de fevereiro (cujo ano letivo começa no dia 10), por exemplo, estão previstas as inaugurações de cinco creches e uma escola. Elas irão atender mais de 1.800 crianças das comunidades de Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Lago Norte e Sol Nascente.

Assim, logo no começo do ano letivo, será inaugurado o Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Parque dos Ipês, em São Sebastião. Ainda em fevereiro, estão previstas as inaugurações dos CEPIs Papagaio, em Ceilândia; Cajuzinho, no Lago Norte; e Periquito e Bem-te-Vi, ambos em Samambaia. Serão 870 novas vagas nessas creches, além de outras 5 mil vagas, que serão proporcionadas pelo Cartão Creche. Outras cinco creches devem ser inauguradas no segundo semestre. Uma ótima notícia para as famílias e, principalmente, para a criançada.

Sol Nascente

Em relação ao Sol Nascente, a boa notícia é que os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental poderão estudar em uma nova unidade, a Escola Classe Juscelino Kubitschek. A nova opção de formação dos jovens alunos será inaugurada no dia 13 de fevereiro. O espaço atenderá cerca de 960 estudantes e, olhem só!, o prédio terá quadra coberta, sala de música e  pátios com piso emborrachado, entre diversos outros ambientes adequados para o ensino de qualidade.

Já em Brazlândia, a Escola Técnica irá beneficiar 1.200 estudantes O local está com as obras em andamento e deve ser entregue à comunidade ainda neste primeiro semestre.

A Secretaria de Educação também trabalha para a reabertura de cinco unidades que estão fechadas, cujos os alunos são atendidos atualmente em outras escolas. O CEF 01 da Vila Planalto está em fase final de reconstrução e deve ser reinaugurado em abril. A EC 59 e o CEM 10, ambos em Ceilândia, e o Caic Castello Branco, no Gama, estão com os editais em análise para abertura das licitações. A EC 52, de Taguatinga, terá continuidade no processo licitatório, autorizado em janeiro.

Além destas, estão com os projetos para reconstrução finalizados as Escolas Classe 410 e 415, de Samambaia.

R$ 43,4 milhõesforam utilizadas na reforma e manutenção de 509 escolas

No Mangueiral, para o primeiro trimestre, estão previstas as licitações de uma escola classe, um centro educacional e um centro de ensino fundamental. No segundo semestre, está prevista a licitação de um CEPI. No Paranoá, haverá licitação para a construção de um centro de ensino médio. Novas escolas técnicas deverão ser licitadas para atender, também, o Paranoá e Santa Maria, ampliando, assim, o leque de opções para as famílias que gostam de ver seus filhos estudando perto de casa.

Reta final para o início das aulas

No ano passado foram inauguradas duas creches em Samambaia, os CEPI Azulão e Bambu, que incrementaram o atendimento às crianças de 0 a 5 anos na região. Além disto, foram realizadas reformas e manutenção em 509 escolas, com investimento de R$ 43,4 milhões. Entre os serviços executados, estão reformas em coberturas, em instalações elétricas e hidrossanitárias; e reparos em piso e instalações de gás. As medidas foram necessárias para tornar o ambiente mais seguro, harmônico e capaz de proporcionar ainda mais inspiração para estudantes, professores e funcionários.

O esforço empenhado garante um retorno das aulas em 2020 com segurança e conforto para os 460 mil estudantes da rede pública. Durante o período de recesso das atividades pedagógicas, estão sendo atendidas demandas, principalmente as ocasionadas pelas fortes chuvas ocorridas no Distrito Federal, desde o início do período das chuvas.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...