19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:49

Câmara Legislativa vai debater situação dos motoristas de transporte por aplicativo

No próximo dia 8 de novembro, às 10h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal vai realizar, no plenário da Casa, audiência pública para debater sobre medidas de segurança nas condições de trabalho dos motoristas de transporte por aplicativo.

O autor da proposta é o deputado Daniel Donizet (PSDB), que já foi motorista de transporte por aplicativo. Segundo o parlamentar, o intuito da audiência pública é discutir quais mudanças podem ser feitas pelas empresas com o objetivo de dar mais segurança aos condutores. Nos últimos meses, esses profissionais têm sido vítimas de crimes como roubo, furto e até homicídios.

Foram convidados para o debate o Secretário de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres; o Secretário de Mobilidade, Valter Casimiro Silveira; o comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Julian Rocha Pontes; o diretor geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido da Silva; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Carlos Emilson Ferreira dos Santos; o diretor geral do Detran, Alírio de Oliveira Neto; os representantes das principais plataformas (Uber, 99, Cabify, Drive Eva e Decar) e os motoristas.

Histórico de crimes

Neste mês dois motoristas de aplicativo morreram no Distrito Federal. O corpo de Henrique Fabiano Dias Coelho foi encontrado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) na madrugada do dia 13/10/2019 e o de Tiego Cavalcante no dia 11/10/2019, em Samambaia.

Segundo a Polícia Civil, a quantidade de condutores dos aplicativos Uber, 99 e Cabify vítimas de sequestro-relâmpago saltou de 22 casos em 2017 para 71 registros apenas nos seis primeiros meses deste ano.

Diante desse cenário, o deputado Daniel Donizet protocolou o Projeto de Lei 717/2019 que traz algumas medidas a serem adotadas:

  • Instalação de câmaras de monitoramento nos veículos (as imagens ficariam em um banco de dados, por no mínimo dois anos, e só seriam disponibilizadas mediante ação judicial ou administrativa)
  • Instalação do botão do pânico para que seja acionado em caso de emergência
  • Permitir que os motoristas tenham acesso prévio ao destino final das corridas
  • O motorista poderá habilitar o aplicativo para optar pela forma de pagamento que julgar mais segura: dinheiro ou cartão
  • Ao se cadastrar no aplicativo, o usuário deverá, obrigatoriamente, disponibilizar uma foto para que possa ser identificado pelo motorista
  • Nos casos em que o motorista for vítima de algum crime durante o serviço (roubo/furto), a empresa terá que se responsabilizar pelos prejuízos. Se o motorista for morto, a empresa deverá indenizar a família da vítima
  • As empresas deverão justificar, por escrito, o cancelamento das licenças dos motoristas
  • As empresas deverão reduzir o lucro em 30% no período de meia-noite até as seis horas da manhã e repassar esse percentual aos motoristas

Legislação

No Brasil, o serviço de transporte por aplicativo foi regulamentado pela Lei Federal nº 13.640 de março de 2018. A matéria concedeu aos municípios o poder de regular o uso dos aplicativos. Entre outras normas, definiu que o motorista desses aplicativos deve possuir uma versão da Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior e que informe o exercício de atividade remunerada. Para obter a permissão é preciso manter em dia o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais. Também é exigida do profissional a contratação de um seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Serviço:
Audiência pública para debater sobre medidas de segurança nas condições de trabalho dos motoristas de transporte por aplicativo.
Data: 8 de novembro de 2019
Horário: 10h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...