Comissão da CLDF quer ouvir segmentos da saúde para subsidiar Plano Plurianual

Distritais aprovaram campanha “Quem ama vacina”

Por Franci Moraes

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) vai debater, em audiência pública na próxima quinta-feira (15), às 9h, as prioridades na área de saúde com a comunidade a fim de subsidiar o Plano Plurianual (PPA). O presidente do colegiado, deputado Jorge Vianna (Podemos), explica que a comissão quer inovar o que comumente tem sido feito, que é o governo encaminhar o PPA para que o Legislativo se adeque ao que foi planejado.

A CESC quer inserir uma etapa prévia nesse processo, ao trazer os segmentos da saúde para debater e expor suas reivindicações e prioridades antes da apresentação do PPA. De acordo com Vianna, a população deve decidir o que é mais importante na aplicação dos recursos públicos em saúde, como, por exemplo, escolher quais cidades devem receber novos hospitais.

O PPA é uma peça de planejamento governamental que estabelece as diretrizes e metas para os próximos quatro anos. Ao discriminar prioridades e investimentos, o PPA orienta políticas públicas e programas que serão implementados a médio prazo. O Executivo deverá encaminhar o projeto do PPA à CLDF até o dia 15 de setembro para ser apreciado pelos parlamentares até o fim do ano.

Vacinação

Os deputados Reginaldo Veras (PDT), Jorge Vianna e Arlete Sampaio (PT), que participaram da reunião da CESC na manhã desta quarta-feira (7), aprovaram dois projetos de lei. O primeiro deles, PL nº 352/2019, do deputado João Cardoso (Avante), cria o Instituto de Educação Superior Regional Norte. Já o PL nº 382/2019, do deputado Delmasso (PRB), cria a campanha “Quem Ama Vacina” para divulgar o calendário oficial de vacinação no DF.

Delmasso lembra que quando a família não leva a criança para vacinar, coloca em risco a saúde não apenas da criança, como também de todas as outras com quem ela tem contato. O objeto da campanha é, pois, conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças, por meio da vacinação.

Fonte: CLDF

Destaques

Ceilândia conta com ônibus extras para o Maior São João do Cerrado

Por Kleber Karpov O público que for ao Maior São...

Agosto Lilás reforça orientação sobre direitos e canais de proteção às mulheres

Por Kleber Karpov A campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à...

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...