26.5 C
Brasília
23 abr 2026 18:54

Ministro da Saúde renova Acordo de Cooperação para garantir assistência à saúde no ICDF

O ICDF realiza hoje mais de 90% de seus atendimentos de alta complexidade cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde

Por Roberto Chamorro

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) poderá contar com recursos da União para garantir a assistência à saúde de adultos e crianças beneficiárias dos sistemas de saúde administrados pelo Ministério da Defesa, Forças Armadas, Câmara dos Deputados, Senado Federal, além dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em visita ao Hospital das Forças Armada (HFA), nesta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou a renovação do Termo de Cooperação entre a União, o Distrito Federal e a Fundação Universitária de Cardiologia, mantenedora do ICDF. Fundação filantrópica (privada, sem fins lucrativos), o Instituto é referência nacional em alta complexidade cardiovascular e transplantes.

A cooperação não prevê repasse financeiro direto para a instituição, sendo realizado por produção, ou seja, após o atendimento aos pacientes do SUS, encaminhados pela Secretária de Saúde do DF.  O ICDF realiza hoje mais de 90% de seus atendimentos de alta complexidade cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde.

Estão garantidas, mediante o compartilhamento de recursos patrimoniais da União, a assistência eletiva e emergencial nas áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica (cardiológica e neurológica), eletro fisiologia, terapia intensiva cardiológica, cardiologia e neurologia intervencionistas, cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular, cirurgia endovascular extra cardíaca, reabilitação cardíaca, transplante e outros serviços correlatos, em caráter complementar.

Entre os anos de 2016 e 2018, o ICDF realizou em torno de 600 mil atendimentos ambulatoriais e 13 mil atendimentos hospitalares pelo SUS. Atualmente, dispõe de mais de 126 leitos, quatro salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica, ambulatório e emergência, onde são realizadas em média 84 cirurgias mensalmente.

Acompanhado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, foi recebido no Hospital das Forças Amadas pelo comandante logístico do HFA, general Rui Yutaka Matsuda, para visitarem as instalações da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Central de Material e Esterilização do HFA, local onde funciona o ICDF.

Fonte: Agência Saúde

Núcleo de Atendimento da DF Legal em Ceilândia muda para o Na Hora

Por Kleber Karpov A Secretaria DF Legal transferiu, a partir...

Estado de São Paulo registra mais duas mortes por febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria da Saúde de São Paulo...

Empoderamento feminino: Celina Leão participa de posse dos novos dirigentes do TRF1

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão participou, nesta quinta-feira...

Governadora Celina Leão reduz interstício e amplia promoções na PMDF e no CBMDF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Celina Leão reinaugura Ginásio de Esportes de Samambaia, com investimento de R$ 1,2 milhão

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão reinaugurou, nesta quinta-feira...

Destaques

Núcleo de Atendimento da DF Legal em Ceilândia muda para o Na Hora

Por Kleber Karpov A Secretaria DF Legal transferiu, a partir...

Estado de São Paulo registra mais duas mortes por febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria da Saúde de São Paulo...

Empoderamento feminino: Celina Leão participa de posse dos novos dirigentes do TRF1

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão participou, nesta quinta-feira...

Governadora Celina Leão reduz interstício e amplia promoções na PMDF e no CBMDF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Escola de Governo oferece 52 cursos gratuitos presenciais em maio aos servidores do GDF

Por Kleber Karpov A Escola de Governo do Distrito Federal...