19.5 C
Brasília
11 mar 2026 05:22

Mesa Redonda discute portaria que reedita normas de conduta no atendimento aos pacientes

Uma mesa redonda para discutir a aplicação da Portaria 272/19, da Secretaria de Estado de Saúde do DF, foi realizada no dia 2 de maio, no auditório do sindicato, na 607 Sul. Na oportunidade, representantes de Entidades Médicas se posicionaram sobre o assunto. O 1º secretário do CRM-DF, Procópio Miguel dos Santos e a Conselheira Federal e Regional Rosylane Rocha, participaram do evento. A portaria, publicada no dia 17 de abril, reedita normas de conduta no atendimento aos pacientes.

A Conselheira Regional e Federal de Medicina, Dra. Rosylane Rocha, afirmou que os dirigentes da SESDF necessitam entender que o médico está trabalhando na beira do abismo, no limite da falta de dequadas condições de atendimento ao paciente e a infração ética.

O médico não responde somente ao PAD, mas, ao Processo Ético do Conselho Profissional. Ainda, a Conselheira ressaltou que os médicos estão adoecendo e morrendo pelo estresse e sobrecarga de trabalho. Por fim, pediu providências para segurança dos Médicos e demais profissionais de saúde que estão sofrendo ameaças e agressões no exercício da função em decorrência do caos instalado e da revolta dos pacientes.

A médica finalizou esclarecendo que os médicos não são oposição ao Governo, mas, que não irão aceitar serem culpabilizados pelo caos na saúde, desrespeitados e nem ameaçados por meio de portarias. “Estamos todos juntos no mesmo barco! É preciso União e diálogo para modificar esta atual política de saúde no DF”. 

Fonte: CRM-DF

Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Brasília recebe etapa do circuito mundial de basquete 3×3 em maio

Por Kleber Karpov A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou,...

Gama recebe primeira creche, nova UPA além de reformas do Bezerrão e de UBS

Por Kleber Karpov A região administrativa do Gama, no Distrito...

Ibaneis Rocha reforça avanço dos carros elétricos em Brasília e destaca arrecadação ecológica

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, nesta terça-feira...

Com placar de 2 a 0 pela cassação de Cláudio Castro, ministro do TSE suspende julgamento

Por Kleber Karpov O ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior...

1.772 alunos e 136 equipamentos públicos recuperados conclui ciclo do RenovaDF

Por Kleber Karpov O programa RenovaDF, uma iniciativa do Governo...

Destaques

Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Toffoli suspende, em todo Brasil, ações de indenizações por atrasos e cancelamento de voos por motivos de força maior

Por Kleber Karpov O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

Escola Superior de Ciências da Saúde promove dia de acolhimento para novos estudantes

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

Brasília recebe etapa do circuito mundial de basquete 3×3 em maio

Por Kleber Karpov A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou,...

Gama recebe primeira creche, nova UPA além de reformas do Bezerrão e de UBS

Por Kleber Karpov A região administrativa do Gama, no Distrito...