23.5 C
Brasília
19 mar 2026 22:14

Após ‘decretão’, possibilidade de retorno de exonerados da Saúde do DF não deve acontecer, afirma vice-governador

Para Paco Britto, casos isolados podem ser revistos

Por Kleber Karpov

Um áudio atribuído a um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), não identificado, deixou muitos profissionais de saúde revoltados. Após o ‘decretão’ publicado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), uma pessoa mandou mensagem para colegas sobre, tornar sem efeito, publicação de exoneração dos profissionais de Saúde. O vice-governador do DF, Paco Britto (AVANTE), por sua vez, negou tal possibilidade.

No áudio, o suposto servidor da SES-DF tranquiliza os colegas, sobre a exoneração em massa por meio do ‘decretão’. De acordo com o profissional de saúde, tal parecer, foi passado pelo provável secretario-adjunto de Gestão da Secretaria, Francisco Araújo, sobre a publicação que tornaria sem efeito a publicação do ‘decretão’, publicada no Diário Oficial de 1o/Jan.

“Acabei de falar com o Francisco, que vai ser o novo adjunto, que está com o Osnei [Okumoto, secretário de Saúde], e falou para tranquilizar todo mundo que amanhã [2/jan], vai tornar sem efeito o Diário, de hoje, a respeito da Saúde. Pediu para acalmar todo mundo que não é para ninguém desesperar, que ninguém vai ser exonerado não.”, disse.

Revolta

O caso revoltou servidores da SES-DF, contrários, a permanência, na gestão, de nomes vinculados ao ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) à frente da pasta. “Será que Ibaneis vai querer passar essa vergonha. E tornar sem efeito ato exonerando o povo da SES?”, questionou uma servidora, sob sigilo de identidade.

A servidora observou ainda a comemoração de profissionais de saúde de Ceilândia e Brazlândia, por causa da exoneração dos gestores da unidade. “A galera na Ceilândia e Brazlândia estava em festa. Mas esse áudio aí jogou gelo.”.  Comemoração essa, que remete, às unidades são vinculadas à região Oeste, a alta incidência de críticas e reclamações da prática de assédio moral, entre as regionais de saúde do DF.

Porém

Em reunião com o secretariado do GDF na tarde desta quarta-feira (2/Jan), o vice-governador do DF, tratou especificamente, sobre esclarecimentos das exonerações dos comissionados, publicadas no ‘decretão’ de Ibaneis.

Após a reunião, em entrevista à imprensa, questionado por Política Distrital (PD), Britto negou a reversão das exonerações dos comissionados vinculados a SES-DF. No entanto, Brito, afirmou que pode haver revisões, na Saúde e em outras pastas, mas somente para casos isolados.

“Pode ter revisão em algumas matrículas, não só na Saúde, como também em outras áreas, Conselhos tutelares, zoológicos, mas é exclusão. No decreto, diz que há suas exceções”, afirmou ao se referir ao ‘decretão’.

O secretario de Saúde, Okumoto, participou da reunião, mas por problemas com agenda, saiu antes que ocorresse as entrevistas coletivas concedidas pelo vice-governador e, também, o secretario de Estado de Comunicação, Weligton Luiz Moraes. Porém, em contato com PD, a noite, o SES-DF confirmou que “o decreto deve ser mantido como está.”.

Decretão

Na edição de 1, do DODF, Ibaneis publicou o Decreto nº 39.611, em que exonerou “titulares de cargos comissionados e de funções de confiança”, porém, com exceções, a exemplo de pessoas vinculadas a órgãos com as polícias militar, civil, bombeiros. Na Saúde, as excepcionalidades, se restringiram aos “dirigentes máximos de todas as unidades de saúde”.

Atualização: 02/01/2018 às 22h54

Destaques

Março Azul alerta para o câncer de intestino e reforça a importância da prevenção

Por Kleber Karpov A campanha Março Azul 2026, promovida por...

Governo Federal publica Medida Provisória que obriga registro de fretes e bloqueia operações fora do piso mínimo

Por Kleber Karpov O Governo Federal publicou, nesta quinta-feira (19/Mar),...

Ibaneis Rocha autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional, com reforma da Sala Villa-Lobos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...