22.5 C
Brasília
27 abr 2024 12:14


Ibaneis Rocha anuncia novo secretário de Saúde do DF

Governador eleito mantém estratégia de aproximação com governo federal e frustra indicações de entidades ligadas à Saúde

Por Kleber Luiz

O governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta quinta-feira (29/Nov), o nome do atual secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), o farmacêutico bioquímico Osney Okumoto, para assumir a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Com escolha, Ibaneis Rocha contraria expectativas locais, e segue estratégia de aproximação com o governo federal.

De acordo com o novo governador, Okumoto, além de ser especialista em gestão hospitalar, com ocupação de “vários cargos importantes no setor”, também é “considerado um homem de extrema confiança do próximo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta”.

Com o anúncio, a lista tríplice proveniente de sindicatos e conselhos ligados à Saúde do DF, e demais que surgiram, desde a eleição de Ibaneis Rocha caem por terra. Mesmo após Ibaneis anunciar, que o nome do novo gestor da SES-DF, estava na mesa, durante reunião com a equipe de transição e os ‘conselheiros’ da Saúde.

Dentre os nomes, mais cotados estavam o médico do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o cirurgião bariátrico, Adriano Guimarães Ibiapina, defendido pelo ex-secretário de Saúde, Jofran Frejat (PR), além do vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), o ginecologista, Carlos Fernando e a a superintendente do Instituto de Cardiologia do DF, Núbia Welerson Vieira;

Ao tomar conhecimento do anúncio do nome, Frejat, principal conselheiro de Ibaneis Rocha, embora não conheça Okumoto, apenas lamentou a escolha. “Uma pena”, disse.

Perfil do novo secretário

Formado em farmácia bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá, Okumoto tem pós-graduação em gestão de hemocentros e metodologia e técnicas de ensino. Servidor da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), foi chefe da divisão médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia. Também presidiu a Fundação de Serviços de Saúde, além de ser eleito para a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia MS (CRF-MS).

No Ministério da Saúde, Okumoto, foi nomeado, em 2016, pelo ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, no cargo de Coordenador Geral de Laboratórios de Saúde Pública e desde abril desse ano, exerce o cargo de secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Conheça mais o Dr Osnei Okumoto:

  • Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade Estadual de Maringá
  • Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino Superior – UNIDERP
  • Especialista em Gestão de Hemocentros – UFPE/MS
  • Especialista em Biologia Celular e Molecular – Inst. da Cabeça (UNIFESP/EPM)
  • Membro da Comissão de Legislação e Regulamentação – CFF
  • Vice-Presidente do CRF-MS
  • Farmacêutico- Bioquímico do HEMOSUL
  • Coordenador de Sangue e Hemoderivados / MS (1999-2011)
  • Presidente da Fundação Serviços de Saúde de MS (2004)
  • Coordenador dos laboratórios de sorologia e imuno-hematologia da Santa Casa (1991-2005)
  • Membro da Câmara Técnica de Saúde do Tribunal de Justiça/MS (2011-2014)

Com informações de CRF/MS e Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever