17.8 C
Brasília
23 abr 2026 00:24

Entidades se posicionam sobre anúncio de Ibaneis, do novo secretário de saúde do DF

Entidades e parlamentar ligado a saúde se mostram surpresos e pedem valorização dos servidores

Por Kleber Karpov

Após anúncio do nome do farmacêutico bioquímico Osney Okumoto,  para ser o novo secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), pelo governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), entidades sindicais se posicionam. Esse é o caso dos sindicatos dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), e dos Empregados em Estabelecimento de Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF). Entidades, se mostraram surpresos, pediram valorização e adotaram linha de independência.

Por meio de Nota Pública (Veja aqui), a direção do SINDMÉDICO-DF se mostrou surpresa com o anúncio, visto que a esperavam que “o novo secretário fosse escolhido dentre os não poucos servidores públicos de carreira da SES-DF com o conhecimento técnico e da estrutura do sistema público de saúde local”.

O Sindicato lembrou ainda o ‘massacre’ sofrido pelos servidores da Saúde na gestão do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, se dispôs a apoiar a gestão, porém, sem deixar de lutar pelos interesses da classe médica e demais profissionais de Saúde.

Ao Política Distrital (PD) o diretor do SINDATE-DF, Newton Batista também se mostrou surpreso e observou que o sindicato deve adotar posição de independência. “Esperávamos que o secretário de saúde fosse um dos nomes da equipe de transição, por serem pessoas que conhecem a realidade do DF. Mas, esperamos que faça uma boa gestão e que saiba dialogar com os servidores.”, disse.

Na mesma linha, a presidente do SINDSAÚDE-DF, Marli Rodrigues também demonstrou surpresa e afirmou que espera capacidade de diálogo, por parte do novo gestor. Ainda de acordo com a sindicalista, “A atual gestão da Saúde deixa um péssimo legado para os servidores e a população que necessita do SUS”.

Do parlamento

Deputado distrital Jorge Vianna – Foto: Divulgação

O deputado distrital eleito, e vice-presidente do SINDATE-DF, Jorge Vianna (PODEMOS), conversou com PD sobre a nomeação de Okumoto. O parlamentar desejou sorte ao novo secretário para garantir atendimento à população, mas também, resgatar a valorização dos servidores da Saúde.

“Acredito que todos tenham sido pegos de surpresa pois esperávamos alguém da cidade, da própria equipe de transição. Mas respeitamos a escolha do governador Ibaneis. Creio que nesse momento, o importante, é que ele [Okumoto] valorize consiga resgatar a dignidade do atendimento à população nas unidades de saúde, mas principalmente, que os servidores da saúde, que estão lá na ponta, provendo esse atendimento à população, seja valorizada e possa trabalhar em um ambiente com melhores condições de trabalho.”, disse Vianna.

O parlamentar lembrou ainda que, por ser a pasta mais ‘sensível’ do GDF, a SES-DF deve ser acompanhada com lupa, por parte dos deputados na Câmara Legislativa do DF (CLDF). “Considerando a péssima gestão da Saúde na gestão do governador Rodrigo Rollemberg, e do quanto a Saúde está em situação crítica, tenho certeza que, não só eu, mas todos os 24 deputados na Câmara Legislativa, devem acompanhar e fiscalizar, de perto, as ações do novo secretário de saúde. ”, disse Vianna.

Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Mendonça pede vista e suspende julgamento contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta (22)

Por Kleber Karpov As novas regras para financiamento de imóveis...

Celina Leão amplia medidas para aumentar vendas de produtos locais em supermercados do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF lidera ranking nacional de transparência sobre remunerações de servidores

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar...

Governo federal intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22/Abr),...

Destaques

Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Mendonça pede vista e suspende julgamento contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida começam a valer nesta quarta (22)

Por Kleber Karpov As novas regras para financiamento de imóveis...

Celina Leão amplia medidas para aumentar vendas de produtos locais em supermercados do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF lidera ranking nacional de transparência sobre remunerações de servidores

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar...