19.5 C
Brasília
22 mar 2026 05:27

Saúde leva três prêmios do Inova Brasília

Pasta concorreu com quatro iniciativas

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu três Prêmios Inova Brasília em reconhecimento pela melhoria do atendimento, em solenidade na noite dessa quinta-feira (26). A iniciativa é da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), que tem como objetivo reconhecer os trabalhos inovadores desenvolvidos por servidores do Governo de Brasília. No total, a Secretaria de Saúde teve quatro trabalhos classificados. A cerimônia da premiação ocorreu no Cine Brasília (106/107 Sul).

Na categoria Atendimento ao Cidadão, a Saúde saiu na frente com primeiro lugar graças ao projeto da receita médica simplificada. Uma ideia que melhora o tratamento e resulta em mais qualidade de vida dos pacientes com dificuldade de leitura na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Itapoã. Para que eles saibam a hora certa de tomar o remédio, a fórmula adota cores e outros sinais para substituir as tradicionais anotações na receita.

Ainda na mesma categoria, a pasta conquistou o segundo lugar com o projeto Práticas gerenciais no atendimento odontopediátrica. Trata-se de um trabalho que destina atendimento odontológico infantil integral na unidade em que a criança já está habituada a se tratar, próxima a sua residência. O objetivo é a melhoria da resolutividade na atenção primária e a triagem dos casos referenciados aos Centros de Especialidades Odontológicas.

Em Práticas Transformadoras, a Secretaria de Saúde mais uma vez foi a primeira colocada. O vencedor foi o trabalho de Prevenção de infecção no Hran. Um aplicativo, criado pela médica infectologista Ana Helena Brito, reúne todos os protocolos e manuais que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), precisa informar às diversas áreas da unidade de saúde.

Os outros dois trabalhos vencedores foram de outros órgãos. Na categoria Uso eficiente dos recursos públicos, foi vencedor Sistema de Gestão Integrada do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) modernizou e deu mais transparência ao trabalho da equipe. Trata-se de um sistema tecnológico para monitorar, computar e armazenar dados do setor, como a pesagem dos resíduos sólidos. Instituiu também o monitoramento de GPS dos caminhões de coleta.

Por fim, no tema Valorização do servidor, foi ganhadora a Clínica do trabalho na medida socioeducativa. A escuta qualificada de servidores que trabalham no sistema mudou a rotina nas unidades de atendimento. A coleta de dados, na primeira etapa do projeto, constatou, por exemplo, que cerca de 30% dos afastamentos de servidores eram por depressão, e outros quase 25%, por ansiedade.

Prêmio

Criado pelo Decreto nº 37.648, de 2016, o prêmio tem como principal objetivo reconhecer os resultados produzidos por serviços públicos de qualidade, com redução de gastos e satisfação da sociedade.

Além do reconhecimento de cada atividade, as iniciativas escolhidas receberam a quantia de R$ 5 mil cada uma. Os recursos são do Fundo Pró-Gestão, que tem por fim criar ações de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, com foco na melhoria do atendimento ao público.

Fonte: Agência Saúde-DF

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...