19.5 C
Brasília
20 mar 2026 21:02

MPDFT assina protocolo de intenções que formaliza a Rede Ouvir DF

O procurador-geral de Justiça Leonardo Bessa assinou, nesta quarta-feira, 18 de outubro, o segundo protocolo de intenções que formaliza a Rede de Ouvidorias do Distrito Federal (Rede Ouvir DF), uma iniciativa inovadora que dará mais agilidade no atendimento ao cidadão. Participam da rede as ouvidorias do MPDFT, TJDFT, TCDF, GDF e da Câmara Legislativa. A solenidade ocorreu no salão nobre do Palácio do Buriti.

O procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, destacou a importância das ouvidorias na mediação entre os órgãos públicos e o cidadão. “A Ouvidoria funciona como uma consultoria, uma vez que permite conhecer as necessidades da população. É uma fonte permanente de pesquisa que permite o aprimoramento dos serviços”, disse.

A cooperação visa propiciar mais eficácia no atendimento das demandas da população, além de incentivar o envolvimento do cidadão e da sociedade civil organizada no exercício de seus direitos. O objetivo é permitir que o cidadão obtenha respostas mais completas e soluções efetivas para situações que envolvam mais de uma instituição. O protocolo terá vigência de 12 meses, a contar da data de sua assinatura, mas pode ser prorrogado mediante acordo entre os órgãos.

A promotora de Justiça e ouvidora do MPDFT, Rose Meire Cyrillo, também participou do evento e assinou o protocolo. Segundo ela, “A importância do trabalho integrado das ouvidorias vem sendo reconhecida desde o último ano e é mais um passo em direção ao melhor atendimento do cidadão, que se beneficia desse novo sistema”, disse.

Ouvidoria do MPDFT em números

A Ouvidoria do MPDFT foi criada em 2004 para facilitar e ampliar a comunicação com a sociedade. Em 2016, foram realizados 8.506 atendimentos, dentre os quais 96,71% foram considerados concluídos, ou seja, não estão mais aguardando providências. Do total de registros, o maior percentual corresponde à solicitação de providências e/ou informações (47,58%), seguido por denúncias (35,62%), reclamações (11,25%) e elogios (2,52%).

Fonte: MPDFT

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...