Celina Leão reage a “diálogos de terceiros” com Daniel Vorcaro

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), utilizou a rede social Instagram para rebater reportagem assinada, por dois jornalistas, nesta terça-feira (15/Set), do site de negócios da Folha de São Paulo a afirmar: “o ex-banqueiro, Daniel Vorcaro afirmou que a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou da negociação do BRB (Banco de Brasilia para tentar comprar o Banco Master, em 2025, de acordo com mensagens obtidas pela Folha.”. A matéria foi publicada as 15h18 e atualizada às 18h28. Segundo a chefe do Buriti, um “diálogo de terceiros que se unem, inclusive, para me atacar porque eu era contrária a esta operação”, conclui a Leoa no vídeo.

Mensagens obtidas

O caso chama atenção pois, embora mencionassem a obtenção de “mensagens obtidas pela Folha”, muito embora não especificasse, se tratar de imagens ou prints. O fato é que poucos minutos depois, a ‘prova’, da manifestação de Vorcaro estava a circular nas redes sociais. E, mesmo ao realizar atualização da reportagem, às 18h28, a imagem a originar a pauta da matéria, ainda assim, deixou de ser utilizada no escopo da matéria.

E, chamou atenção de PDNews, não por um acaso, algo a coincidir com as manifestações de Celina Leão, sempre categórica em resgatar um primeiro contra-senso exposto no próprio print da mensagem ignorada por Folha, o desconhecimento da transação entre o Banco de Brasília (BRB) e o Master.

Em 5 de abril, o ex-sócio sócio do Portal Leo Dias, Thiago Miranda, enviou mensagem de texto a Vorcaro em que disse “Daniel, ela [Celina Leão] na (sic) para.”, e em seguida, publicou uma reportagem de O Globo (Veja Aqui), a chamar atençã ao “climão na cúpula do governo do Distrito Federal com a compra bilionária do Master.”.

Fonte: O Globo

Na mesma reportagem, a apuração de O Globo, deixa claro ter conversado com “aliados de Celina”, e sugeriram a possibilidade de a transação entre o BRB e o Master, ter sido “feito a toque de caixa, escondido de todos”, motivo esse a provocar desgate para o então governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). E, ainda, segundo tais interlocutores, “ela [Celina Leão] tem dito que não teria como defender a compra sem obter previamente uma análise técnica sobre o caso – e não descarta a possibilidade de revê-la assim que assumir o cargo.”

Reação da oposição

Fato é que o caso de conversa de terceiros, gerou repercussão imediata e dá combustível para a oposição de Celina Leão que concorre a reeleição. Isso porque, até o momento, os candidatos, tentam emplacar, para além da responsabildiade institucinoal do cargo, a tentativa de associar à Leao o escándalo do BRB, para tentar o desgaste da atual mandatária do Executivo local.

Fato é que desde o início da campanha eleitoral, tal tentativa tem se mostrado totalmente frustrada. Celina Leão está em franca recuperação das itenções de votos, acumuladas, antes de estourar o escândalo do BRB. Nas pesquisas Igape (13/Set)(Veja Aqui) e Datafolha (12/Set)(Veja aqui), Celina figurou com 41% e 40%, respectivamente, das itenções de votos, contra 15,8% e 17% do segundo colocado, o ex-governador, José Arruda (PSD), seguido de Leandro Grass (PT) com 14% e 16%.

De volta a Leoa

No vídeo publicado nas redes, a Leoa confrontou a Folha, ao referencia que “a ordem foi partir para o ataque”, o que talvez explique a falta do print na reportagem. Isso, ao observar destacar uma frase, “Isso sim temos que atacar”, disse Celina Leão ao se referir a insatisfação de Vorcaro com quem atuasse na “descredibilização minha [de Vorcaro] e do [Banco] Master”. Algo que contextualizou a consideração do se tratar de um grande “problema”.

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

CriAtiva realiza no Guará, cursos gratuitos de comunicação, marketing e audiovisual

Por Kleber Karpov O projeto CriAtiva – Comunicação, Cultura e...

Celina Leão desmente boados sobre reajuste de imposto e comenta propostas ao DF

Por Kleber Karpov Em coletiva à imprensa, a governadora do...

Move Brasil terá R$ 30 bilhões para crédito de veículos

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

HBDF 66 anos: Entenda como funciona o gigante da saúde pública do DF

Por Kleber Karpov Inaugurado em 12 de setembro de 1960,...

Mendonça tentou travar mas PF envia a Gilmar e Zanin íntegra de material do celular de Vorcaro

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) encaminhou nesta segunda-feira...

Destaques

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

CriAtiva realiza no Guará, cursos gratuitos de comunicação, marketing e audiovisual

Por Kleber Karpov O projeto CriAtiva – Comunicação, Cultura e...

Celina Leão desmente boados sobre reajuste de imposto e comenta propostas ao DF

Por Kleber Karpov Em coletiva à imprensa, a governadora do...

Celina Leão rebate discurso furado de responsabilidade como vice e descarta quebra do BRB em sabatina na Globo

Por Kleber Karpov Em sabatina no telejornal DF1, da TV...

Move Brasil terá R$ 30 bilhões para crédito de veículos

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...