25.5 C
Brasília
29 abr 2024 22:12


Associação de moradores e Conselho Gestor de Saúde de Vicente Pires se unem contra mudanças na Atenção Primária

Comissão Geral na Câmara Legislativa do DF permite participação popular

Por Kleber Karpov

Embora tente empurrar mudanças na Atenção Primária (AP) na saúde pública do DF por ‘goela abaixo’, o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca sofre forte resistência por parte de políticos e sindicatos. Mas associações de moradores, lideranças comunitárias e conselhos gestores de Saúde entram nessa briga para manter o ‘formato’ tradicional de atendimento na AP.

Nesse sentido a Associação dos Moradores de Vicente Pires (AMOVIPE) e o Conselho Gestor de Saúde daquela Região Administrativa (RA) começou a mobilizar a população local para participarem da Comissão Geral, de iniciativa da deputa distrital, Celina Leão (PPS), a ser realizada na Câmara Legislativa do DF (CLDF), realizada no dia 9 de março, às 15h. A Comissão Geral é uma sessão formal do Legislativo, que permite ampla participação popular.

Debate

Com a realização da Comissão Geral, Celina Leão pretende ampliar o debate e ouvir os moradores das diversas RAs do DF em relação as mudanças na Atenção Primária publicadas por meio das Portarias 77 e 78, pelo secretário de Saúde, considerada, equivocadas, por diversos especialistas em saúde pública.

Mobilizações

Além de Vicente Pires, outras associações, lideranças comunitárias e membros de Conselhos Regionais de Saúde, também mobilizam a população em outras RAs, a exemplo de Ceilândia, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante e Gama.

Confira a convocação da AMOVIPE e do Conselho Gestor de Saúde de Vicente Pires

INFORME AMOVIPE E CONSELHO GESTOR DE SAÚDE DE VICENTE PIRES:

Atenção Servidores da UBS Vicente Pires e comunidade de Vicente Pires. Vamos em peso para a Comissão Geral da CLDF, de iniciativa da Dep Celina Leão, dia 9/3, quinta-feira, às 15 horas, no plenário. Teremos direito a voz e o evento é transmitido para todo o edifício sede da CLDF. Também é acompanhado pela representação do Governador na CLDF.

Será discutida a política pública de saúde na atenção primária do DF, em especial de Vicente Pires, Recanto das Emas e Santa Maria, que passam por desmonte de serviços e perda de servidores, bem como o problema da supressão de direitos dos servidores que prestam o excelente serviço à UBS Vicente Pires e às outras cidades. Neste evento uniremos força com Recanto das Emas e Santa Maria, que passam pela mesma situação da UBS VP.

Está marcado! Vá e leve mais 4 moradores em seu veículo!
Esta Comissão Geral influenciará positivamente na continuidade do atendimento qualitativo de nossa UBS: Ou ela continua através da nossa luta, ou acaba de vez!

Nossa vitória depende de você, morador! Participe!

Gilberto Camargos – Presidente

Geraldo Oliveira – Vice Presidente.

Participe! Participe! Participe! Participe!

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever