SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Saúde do estado inicia mobilização na segunda-feira (3/Jul)

Por Kleber Karpov

Uma mobilização especial para combater o sarampo começa na segunda-feira, dia 3, em São Paulo, devido ao aumento dos casos da doença no estado. Até o momento, 15 casos foram confirmados este ano, levando a uma recomendação para uma busca vacinal daqueles que não receberam imunização e para uma dose de reforço em crianças já vacinadas.

As cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo, localizadas na região metropolitana, já estavam em atenção no início da semana, quando o Ministério da Saúde recomendou a extensão da imunização para o público entre 6 e 59 anos. Essa medida faz parte da campanha de multivacinação que inicia na próxima segunda-feira, 03, e vai até o dia 1º de setembro. O governo estadual confirmou que esse grupo receberá imunização.

Em São Paulo, a campanha ocorre em todos os 645 municípios. Além da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, outras imunizações também estarão disponíveis, como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, varicela, DTP, hepatite A e HPV.

Cobertura Vacinal no Estado

Segundo a secretaria estadual de Saúde, dados preliminares de 2026 indicam uma cobertura de 77,5% para a primeira dose e de 65,5% para a segunda dose da tríplice viral no estado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde é de 95% para cada uma das doses.

“A atualização da caderneta é fundamental para proteger crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis. Diante do cenário do sarampo, a estratégia ampliada nos três municípios busca aumentar rapidamente a proteção da população e reduzir o risco de transmissão”, afirmou Tatiana Lang, da secretaria estadual de Saúde.

Cobertura Vacinal Nacional

Em 2025, a cobertura vacinal nacional alcançou 92,9% para a primeira dose (D1) da vacina tríplice viral e 78,3% para a segunda dose (D2). Nos municípios contemplados pela recomendação, Guarulhos registrou coberturas de 91,59% (D1) e 83,90% (D2), São Bernardo do Campo atingiu 90,84% (D1) e 83,62% (D2), e o município de São Paulo apresentou 90,79% (D1) e 83,63% (D2).

Para mais informações, é importante consultar as fontes oficiais de saúde e se manter atualizado sobre as campanhas de vacinação em seu município.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

Desenrola Brasil 2.0: Programa de renegociação de dívidas é prorrogado até 31 de agosto

Por Kleber Karpov O programa de renegociação de dívidas bancárias,...

Sindate apresenta propostas ao INAS para aprimorar o GDF Saúde

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Taxa de desemprego recua para 5,4% no trimestre encerrado em junho de 2026

Por Kleber Karpov O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Agosto começa com vacinação no DF com 45 postos abertos neste sábado (1º)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Pix Pensão”: veja como vai funcionar a transferência automática de pensão alimentícia

Por Kleber Karpov Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo...

Destaques

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

Desenrola Brasil 2.0: Programa de renegociação de dívidas é prorrogado até 31 de agosto

Por Kleber Karpov O programa de renegociação de dívidas bancárias,...

Sindate apresenta propostas ao INAS para aprimorar o GDF Saúde

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...