Se liga: Diagnóstico precoce é a principal arma contra as hepatites virais

Doenças podem permanecer anos sem sintomas; vacinação e exames ajudam a prevenir complicações graves

Por Kleber Karpov

Milhares de pessoas convivem com as hepatites virais sem saber, uma vez que a infecção pode evoluir por anos sem apresentar sintomas. No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta terça-feira (28), o foco se volta para a importância do diagnóstico precoce, que permite o tratamento antes do surgimento de lesões graves no fígado. A condição, causada por cinco tipos de vírus, pode ser prevenida, controlada e tratada, com assistência integral oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e, no Brasil, os tipos mais frequentes são A, B e C. Os primeiros sinais, como cansaço, febre, mal-estar e pele ou olhos amarelados, costumam aparecer apenas quando a doença já está em estágio avançado, o que reforça a necessidade de exames de rotina.

O caso do paciente Adalto Pinheiro, de 63 anos, ilustra essa realidade. Ele descobriu ser portador de hepatite B há quase 20 anos durante um exame de rotina, sem ter apresentado qualquer sintoma. Desde então, realiza acompanhamento no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) para controlar a evolução da doença. “Eu descobri totalmente por acaso, não sentia sintoma nenhum. Agora tomo os remédios e faço exames para garantir que não piore”, comenta.

Segundo a hepatologista Liliana Mendes, do HBDF, a identificação precoce é a principal ferramenta para evitar danos mais severos ao fígado. “Quanto mais cedo a doença for identificada, mais cedo podemos iniciar o tratamento e evitar complicações. A principal forma de prevenção da hepatite B é a vacinação. Além disso, a recomendação é que todos os adultos realizem pelo menos uma vez na vida o exame de sorologia para rastreamento da doença”, explica a especialista.

Formas de transmissão

A transmissão varia conforme o tipo do vírus. A hepatite A está ligada ao consumo de água e alimentos contaminados e a condições precárias de saneamento e higiene. Já as hepatites B e C podem ser contraídas por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de objetos perfurocortantes (lâminas, alicates, escovas de dente) e de seringas, além da transmissão de mãe para filho durante a gestação ou parto.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que as hepatites B e C, juntas, causam mais mortes anuais que o HIV. O Ministério da Saúde estima que as hepatites virais como um todo provoquem cerca de 1,3 milhão de mortes por ano no mundo. O tratamento, que varia de acordo com o tipo da infecção, é oferecido gratuitamente pelo SUS. A população pode buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a sorologia e, em casos agudos, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Como prevenir

Vacinação

  • Hepatite A: Vacina disponível no Calendário Nacional de Vacinação para crianças aos 15 meses de idade.
  • Hepatite B: Vacina segura e gratuita, oferecida pelo SUS. É fundamental completar o esquema vacinal.
  • Hepatites C, D e E: Não há vacina disponível. A prevenção da hepatite D, comum na Região Norte do Brasil, depende da imunização contra a hepatite B.

Higiene e saneamento (hepatites A e E)

  • Consumir água tratada e alimentos bem lavados ou cozidos.
  • Lavar as mãos frequentemente.
  • Manter higiene adequada da região genital, perineal e anal.

Prevenção da transmissão sexual e sanguínea (hepatites B e C)

  • Utilizar preservativo em todas as relações sexuais.
  • Não compartilhar objetos perfurocortantes de uso pessoal.
  • Não compartilhar agulhas, seringas ou equipamentos para uso de drogas.
  • Assegurar que procedimentos como tatuagens e piercings sejam feitos com material esterilizado ou descartável.


Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CIL Online amplia atendimento em Libras no DF com meta de 400 intermediações mensais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal mantém o...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...