Estúdio da FAPDF transforma Innova Summit em vitrine da ciência e do empreendedorismo do DF

Fundação apoia startups e pesquisadores em evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com estúdio, lounge e ativações estratégicas

Por Kleber Karpov

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) instalou um estúdio de gravações e um lounge institucional durante o Innova Summit 2026, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A iniciativa, que ocorreu entre os dias (13 e 14/Mai), teve como objetivo divulgar projetos inovadores, aproximar a população das pesquisas científicas desenvolvidas localmente e ampliar a visibilidade das ações fomentadas pela fundação por meio de entrevistas com pesquisadores e representantes de startups.

A presença da FAPDF no evento buscou fortalecer a conexão entre o ambiente acadêmico, o setor produtivo e o desenvolvimento econômico da região. Ao lado do estúdio, um lounge institucional foi montado para funcionar como um espaço de recepção, networking e troca de experiências entre os diversos atores do ecossistema de inovação, incluindo pesquisadores, empreendedores, investidores e representantes do setor público.

O ambiente foi projetado para aproximar o público das ações da fundação e reunir iniciativas de áreas estratégicas. Projetos de tecnologia, saúde, sustentabilidade, acessibilidade, economia criativa e impacto social foram contemplados no espaço, reforçando a diversidade do portfólio apoiado pela FAPDF.

“Eu quero dizer que tenho muito orgulho do que o Distrito Federal gerou em termos de ecossistema de inovação. Quando a gente olha para a densidade de startups, pesquisadores e políticas indutoras de inovação, o DF está muito bem posicionado nacionalmente”, afirmou o diretor-presidente da FAPDF, Reisman.

Projetos inovadores em destaque

Diversas startups apoiadas pela fundação participaram das gravações no estúdio. Entre os destaques, a Crit42 Studio apresentou o game “A Tale of Silent Depths”, um projeto ambientado em um futuro pós-apocalíptico submerso. Idealizado por Eduardo dos Santos Azevedo, o jogo recebeu apoio do programa Start BSB e ilustra o crescimento da indústria criativa no DF.

A startup Mãe Borboleta, fundada por Suellen Martins, também foi uma das convidadas. A iniciativa desenvolve soluções para o acolhimento emocional e a organização da rotina materna, com o objetivo de fortalecer redes de apoio e oferecer ferramentas para os desafios da maternidade.

Outras startups convidadas para as gravações incluíram SmartPropos, Agente Capta, Equallyze, Ex Devedor, Virdia, Sutiãs que Voam, Retrilhar, LGPDproTECH, Arbor Garden, MiniVerdes e Metala Saúde, representando uma ampla gama de setores e soluções inovadoras.

Pesquisas para a sociedade

O estúdio também deu voz a pesquisadores de relevância. A cientista da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Mortari, apresentou seus estudos sobre peptídeos extraídos de vespas, que possuem potencial para aplicações biotecnológicas e farmacêuticas, podendo gerar avanços na área da saúde.

Na área de saúde e envelhecimento ativo, Mateus Medeiros detalhou o projeto Ceis (Casa, Exercício e Idoso em Saúde). A iniciativa resultou no aplicativo Mais Equilíbrio, que utiliza exercícios domiciliares baseados em evidências científicas para prevenir quedas em pessoas idosas.

O pesquisador Otávio de Toledo compartilhou seus estudos sobre os efeitos de exercícios físicos em pessoas com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer, investigando o funcionamento do sistema glinfático. Além disso, Lívia Oliveira apresentou pesquisas relacionadas ao café e suas potencialidades para a ciência e a inovação.

Ativações estratégicas

Além das ações próprias, a FAPDF apoiou ativações estratégicas durante o Innova Summit 2026. Entre elas, o Going Global Brasil 2026, um espaço voltado à internacionalização de negócios, inovação e geração de oportunidades que reuniu startups, investidores, empresas e representantes governamentais.

O CriptoChain foi outra iniciativa apoiada, integrando a programação com debates sobre blockchain, inovação digital e novas tecnologias. O espaço promoveu discussões com profissionais do mercado de ativos digitais, como Theo Restivo, CEO da Neocoder, Lourenço Guilmarães, estrategista de marketing da mesma empresa, e Mister Faria, CEO da Arand Bitcoin.

Ecossistema de inovação

O Innova Summit 2026 foi inaugurado em 12 de maio com uma palestra do historiador e escritor Leandro Karnal. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Rafael Vitorino, e a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

O evento, que ocorreu até 14 de maio no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, consolidou-se como um ambiente de conexão para o ecossistema de inovação. As gravações realizadas no estúdio da FAPDF serão utilizadas em conteúdos institucionais para promover a ciência e o empreendedorismo no Distrito Federal.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal; “]

 

Bets: quatro em cada dez mulheres apostam ou já apostaram online

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17)...

STF afasta Daniel Brandão, presidente do Tribunal de Contas do Maranhão por 180 dias

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Uso de medicamento oferecido no SUS reduz casos de malária no Brasil

Por Kleber Karpov O Brasil registrou uma queda de 30%...

Lula inicia campanha presidencial no ABC Paulista

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

DF conta com dez candidatos ao GDF

Por Kleber Karpov A corrida eleitoral pelo Governo do Distrito...

Destaques

Bets: quatro em cada dez mulheres apostam ou já apostaram online

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17)...

STF afasta Daniel Brandão, presidente do Tribunal de Contas do Maranhão por 180 dias

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Uso de medicamento oferecido no SUS reduz casos de malária no Brasil

Por Kleber Karpov O Brasil registrou uma queda de 30%...

Lula inicia campanha presidencial no ABC Paulista

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...