Por Kleber Karpov
O governo destacou a importância de reconhecer, registrar e denunciar situações de assédio no ambiente de trabalho. Uma das ferramentas disponibilizadas é o diário de bordo, que serve como um registro pessoal e contínuo das situações vividas. O diário de bordo é uma ferramenta simples, mas estratégica, que ajuda as vítimas a organizar informações e fortalecer possíveis denúncias. Ele funciona como um espaço para anotar, de forma detalhada e cronológica, episódios de constrangimento, pressão ou desrespeito.
A presidente da Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Assédio do DF, Michelle Heringer, explica que o diário de bordo é uma ferramenta importante para quem ainda tem dúvidas sobre estar vivenciando assédio ou um conflito no trabalho. “Ao registrar data, local, o que aconteceu, quem estava presente e os impactos, inclusive os emocionais, a pessoa constrói um relato consistente e ganha mais segurança para decidir os próximos passos.”
O governo também disponibiliza canais para registro de denúncias de forma segura, incluindo o site Participa DF, o telefone 162 e as ouvidorias dos órgãos. Esses canais estão disponíveis para servidores, estagiários, colaboradores e também para a população em geral.
Além dos canais de denúncia, o governo tem ampliado ações educativas, como o projeto Vozes Anônimas contra o Assédio, que apresenta histórias reais baseadas em relatos anônimos para ajudar outras pessoas a identificar situações de abuso no ambiente de trabalho.
O objetivo é prevenir, informar e garantir que quem precise de ajuda saiba exatamente onde buscar apoio.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











