21.5 C
Brasília
20 mar 2026 01:44

Governador Ibaneis Rocha participa de solenidade do Primeiro Uniforme do Curso de Formação de Praças XII da PMDF

Cerimônia em Taguatinga marca fim do período básico do Curso de Formação de Praças XII

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), participou, nesta quinta-feira (19/Mar), da solenidade do primeiro uso do uniforme do Curso de Formação de Praças XII da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O evento, realizado no Centro de Policiamento Militar (Cepom), em Taguatinga Norte, representa um marco para os 1.234 alunos que ingressam na corporação, marcando o fim da fase básica de seu treinamento e o fortalecimento das forças de segurança da capital.

Em seu discurso para um público estimado em 7 mil pessoas, Ibaneis Rocha celebrou o momento, ressaltando que este é o terceiro curso de formação realizado durante seu governo. Segundo o governador, mais de 5 mil nomeações para as forças de segurança foram efetuadas desde o ano de 2019. Ele enfatizou a qualidade da corporação sediada na capital federal.

“Eu tenho orgulho de dizer que nós temos as forças de segurança menos letal do Brasil e nós temos a melhor força de segurança do país. Nós temos homens e mulheres que dignificam essa farda que vestem com um objetivo único: defender a nossa população”, afirmou Rocha.

O chefe do Executivo também destacou a valorização das mulheres na segurança pública do Distrito Federal. “Eu nomeei as duas primeiras mulheres comandantes-gerais da história da polícia militar do Distrito Federal. Respeito às mulheres, respeito ao trabalho. Isso me orgulha muito”, disse.

Nova geração de policiais nas ruas

A cerimônia simboliza o encerramento do período básico do curso, uma fase focada na formação disciplinar, técnica e comportamental dos novos policiais. O treinamento abrangeu técnicas operacionais, abordagem, uso de tecnologias, instrumentos de menor potencial ofensivo, tiro policial e defesa pessoal.

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, comentou sobre a importância da nova turma para a corporação. Ela indicou que os novos policiais estarão efetivamente nas ruas do DF entre agosto e o início de setembro de 2026, após a conclusão do curso.

“É uma demonstração de renovação de novas gerações. São mais 1.234 policiais, que a partir de agora já vão estar nas ruas. A gente termina esse curso e entrega, de fato, eles às ruas do DF em agosto ou início de setembro. Mas tenho certeza que nessa primeira fase, eles já estão preparados para enfrentar a criminalidade”, garantiu Ana Paula.

A turma do CFP XII é composta por 951 homens e 283 mulheres. Atualmente, o efetivo total da Polícia Militar do DF conta com aproximadamente 11.748 militares, dos quais 10.003 são homens e 1.745 são mulheres.

Redução da criminalidade

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, correlacionou os investimentos na formação policial com a melhoria dos indicadores de segurança. “A gente tem conseguido reduzir cada vez mais os números de crimes. Nós temos orgulho de poder dizer que, no mês passado, em fevereiro, nós tivemos o menor número de homicídios de toda a história do DF”, comemorou o secretário.

Para os formandos e seus familiares, o evento foi um momento de grande emoção. O soldado Thiago da Silva Gonçalves expressou sua satisfação. “Vai ser uma grande honra poder contribuir para a segurança pública da capital. É a realização de um sonho estar aqui com meus familiares”, disse. Sua mãe, Luzia Gomes, compartilhou o sentimento: “O meu coração está a mil. Sinto muita satisfação e orgulho do meu filho, tão dedicado nos estudos. Sei que ele vai exercer um excelente trabalho para a população”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

DF avança para promover políticas de saúde a partir de evidências científicas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Centros de Referência da Mulher Brasileira ampliam prazo para inscrições de cursos gratuitos para o domingo (22)

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Hospital de Santa Maria reforça segurança no uso de medicamentos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...