Por Kleber Karpov
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta quarta-feira (18/Fev), o emprego da Força Nacional nas cidades amazonenses de Coari e Barcelos. O efetivo deve atuar por pelo menos 90 dias no combate ao crime organizado, com foco em ações contra o narcotráfico e ilícitos ambientais. A portaria, assinada pelo ministro Wellington César Lima e Silva, atende a necessidades logísticas e de segurança em áreas estratégicas para a soberania nacional.
As duas cidades escolhidas possuem localizações geográficas que facilitam a logística do crime organizado devido ao acesso predominantemente fluvial. Coari está situada próxima ao Rio Solimões, enquanto Barcelos fica às margens do Rio Negro, rotas conhecidas pelo escoamento de entorpecentes. O planejamento estratégico busca asfixiar a economia do tráfico e proteger a biodiversidade local em pontos de difícil monitoramento.
Plano Amas e soberania
O envio dos profissionais faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). O programa federal destina ações de segurança pública específicas para os estados da Amazônia Legal, considerando as particularidades geográficas da região. A iniciativa visa reduzir a incidência de crimes ambientais e fortalecer a presença do Estado em áreas remotas.
Operacionalização e efetivo
A decisão publicada no Diário Oficial da União não detalhou a data exata da chegada dos agentes nem o número total de militares. O contingente a ser disponibilizado deve obedecer ao planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública. A Secretaria Nacional de Segurança Pública deve coordenar a distribuição dos recursos humanos e materiais conforme a demanda de cada município.
“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informou o texto oficial.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












