Por Kleber Karpov
Os serviços e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) operarão em horários alterados entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em Brasília, por conta do Carnaval e da Quarta-feira de Cinzas, visando a organização da população para o período de folia e o retorno gradual às atividades. O programa Vai de Graça assegurará transporte público gratuito para ônibus e metrô de 0h de sábado (14/Fev) até 23h59 de terça-feira (17/Fev), com reforço de 110 ônibus nos horários de dispersão dos blocos.
Transporte público
O transporte público terá um esquema especial durante o feriado. O programa Vai de Graça oferece gratuidade em todas as linhas de ônibus e no metrô, desde a meia-noite de sábado, 14 de fevereiro, até as 23h59 de terça-feira, 17 de fevereiro. Além disso, a frota de ônibus será reforçada com 110 veículos adicionais, especialmente para atender à dispersão dos blocos carnavalescos.
Na quarta-feira, 18 de fevereiro, os ônibus retomarão a programação normal de dia útil, com um reforço entre 11h e 13h, considerando que o expediente nas repartições públicas será iniciado às 14h. O metrô também operará com horários diferenciados para os foliões e demais usuários.
Os horários especiais do metrô são: sábado, funcionamento das 5h30 à 1h (após as 23h30, apenas a Estação Central estará aberta para embarque); domingo, das 7h à 1h (após 23h30, somente a Estação Central para embarque); segunda-feira, 16 de fevereiro, das 5h30 à 1h (após 23h30, apenas a Estação Central para embarque). Já na terça e quarta-feira, o serviço funcionará das 5h30 às 23h30.
Saúde em atenção especial
Os serviços de saúde do Distrito Federal estarão disponíveis para a população, porém com modificações em seus horários. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionarão nos dias 16 e 17 de fevereiro, seguindo o calendário oficial. No sábado, 14 de fevereiro, apenas as unidades com atendimento habitual estarão abertas. O atendimento será retomado a partir das 14h na quarta-feira, 18 de fevereiro.
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) manterão operações contínuas. Os Caps III Samambaia, Caps AD Ceilândia, Caps AD Samambaia e Caps AD Brasília funcionarão 24 horas. Para casos de emergência psiquiátrica, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
Emergências odontológicas estarão disponíveis em hospitais regionais. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) manterá atendimento de emergência odontológica 24 horas durante todo o feriado. No Hospital Regional do Gama (HRG), o atendimento odontológico ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 18h à meia-noite, e nos fins de semana, das 7h às 19h.
O Hemocentro de Brasília terá um esquema de funcionamento específico. Abrirá no sábado, das 7h15 às 18h; na segunda-feira, 16 de fevereiro, das 7h15 às 12h. Permanecerá fechado na terça-feira, 17 de fevereiro, e reabrirá na quarta-feira, 18 de fevereiro, das 14h15 às 18h. As Farmácias de Alto Custo funcionarão no sábado, das 7h às 12h, e fecharão domingo, segunda e terça, retornando na quarta às 14h.
Educação, assistência e segurança
No setor de educação, as escolas públicas do Distrito Federal estarão fechadas nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. As aulas retornarão normalmente no dia 19 de fevereiro. As unidades do “Na Hora” também terão seus serviços suspensos, reabrindo apenas na quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, a partir das 14h.
Os restaurantes comunitários operarão normalmente com café da manhã, almoço e jantar. A exceção é o restaurante da Estrutural, que estará fechado para manutenção, e os de Ceilândia e Sol Nascente, que servirão apenas almoço e café da manhã. A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo funcionarão 24 horas por dia, todos os dias, incluindo o período de Carnaval. Os demais equipamentos da Secretaria da Mulher estarão fechados nos dias 16 e 17 de fevereiro, com atendimento retomado na quarta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 14h.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não realizará atendimento presencial durante o Carnaval. O atendimento retorna na quarta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 14h. Os serviços online, no entanto, continuarão disponíveis. As ações de fiscalização e educação de trânsito também seguirão funcionando normalmente.
A Defensoria Pública do DF atuará em regime de plantão para casos urgentes, como pedidos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), habeas corpus, autorizações de viagem de criança ou adolescente para o exterior e outras demandas inadiáveis. As Agências do Trabalhador funcionarão normalmente até sexta-feira, 13 de fevereiro, e retomarão o atendimento apenas na quinta-feira, 19 de fevereiro, após o Carnaval.
A Secretaria de Desenvolvimento Social manterá serviços essenciais. Funcionam normalmente durante o Carnaval os centros POP, a Central de Vagas, as unidades de proteção social (UPS) 24 horas e as unidades de acolhimento. Os centros POP atendem o público das 7h30 às 17h, com a ressalva de que, aos sábados, domingos e feriados, não há atendimentos individualizados, recepção, guarda de documentos nem funcionamento do maleiro, mas segue garantido o pedido de vagas de acolhimento e oferta de quatro refeições diárias, banho e lavanderia. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Convivência (Cecon) estarão fechados entre os dias 16 e 18 de fevereiro.
Serviços essenciais e lazer
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) suspenderá as atividades administrativas, mas manterá os serviços essenciais. Equipes de poda trabalharão normalmente até as 19h. As equipes de drenagem permanecerão de sobreaviso para atender a emergências. O Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) manterá a coleta de lixo normalmente no sábado, segunda e terça-feira. No domingo, algumas unidades não funcionarão, mas a coleta e limpeza seguirão em regime de plantão. Na quarta-feira, o funcionamento volta ao normal.
No que tange aos serviços de água e energia, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) não terá atendimento presencial nos dias 16 e 17 de fevereiro. Na quarta-feira, 18 de fevereiro, o expediente retorna às 14h. A central telefônica (115), aplicativo e WhatsApp funcionarão normalmente, e as equipes de operação e manutenção trabalharão sem interrupções. A Companhia Energética de Brasília (CEB IPes) manterá atendimento 24 horas para manutenção da iluminação pública, acessível pelo telefone 155, aplicativo Ilumina DF e WhatsApp.
Para lazer e parques, os Centros Olímpicos e Paralímpicos fecharão nos dias 16 e 17 de fevereiro, retomando as atividades na quarta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 14h. O Parque da Cidade funcionará normalmente durante todo o período. O Jardim Botânico abrirá normalmente, de 9h às 17h, com entrada permitida até 16h30, exceto na segunda-feira, quando fecha para manutenção. O Zoológico funcionará todos os dias do Carnaval, das 8h30 às 17h, com entrada até as 16h.
Os parques ecológicos administrados pelo Brasília Ambiental funcionarão normalmente, em horários específicos para cada unidade:
- Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: todos os dias, das 6h às 18h
- Parque Ecológico de Águas Claras: todos os dias, das 6h às 22h
- Parque Ecológico Areal: todos os dias, das 6h às 22h
- Parque Ecológico da Asa Sul: todos os dias, das 6h às 20h
- Parque Distrital das Copaíbas: todos os dias, das 6h às 18h
- Parque Ecológico Cortado: todos os dias, das 6h às 20h
- Monumento Natural Dom Bosco: todos os dias, das 6h às 20h
- Parque Ecológico Ezechias Heringer: todos os dias, das 6h às 22h
- Parque Ecológico do Gama: todos os dias, das 6h às 22h
- Parque Ecológico do Lago Norte: todos os dias, das 6h às 20h
- Parque Ecológico Olhos d’Água: todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h; portões laterais, das 6h às 18h
- Parque Ecológico do Paranoá: todos os dias, das 6h às 20h
- Parque Ecológico Península Sul: todos os dias, das 6h às 18h
- Parque Ecológico do Riacho Fundo: todos os dias, das 6h às 18h
- Parque Ecológico Saburo Onoyama: todos os dias, das 6h às 18h
- Parque Ecológico Sucupira: todos os dias, das 6h às 18h
- Parque Ecológico Três Meninas: todos os dias, das 7h às 19h
- Parque Ecológico Veredinha: todos os dias, das 6h às 18h
Na área da cultura, alguns espaços fecharão durante o Carnaval e reabrirão na quarta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 14h. Isso inclui a Biblioteca Nacional, Biblioteca Pública, Museu Nacional da República, Museu de Arte de Brasília e Memorial dos Povos Indígenas. O Complexo Cultural de Planaltina permanecerá fechado durante todo o feriado, e o Teatro Nacional não terá programação.
As agências do Banco de Brasília (BRB) não funcionarão durante o feriado de Carnaval. Na quarta-feira, 18 de fevereiro, o atendimento será das 12h às 16h.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











