Por Kleber Karpov
A renovação do sistema de transporte público do Distrito Federal avançou com a entrega de 23 novos ônibus da Viação Marechal, em Taguatinga Sul. Os veículos, que já iniciaram operação após vistoria da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), atendem passageiros das Regiões Administrativas (RAs) Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga. Com a atualização, a frota do DF passa a ser considerada a mais moderna do país, mantendo uma média de idade inferior a três anos por veículo.
Tecnologia sustentável
Os novos coletivos foram fabricados sob a norma Euro 6 (Proconve 8), padrão ambiental que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes na atmosfera. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a cadeia produtiva desses motores permite que o ônibus seja menos poluente que um carro elétrico em determinados aspectos. Além do ganho ambiental, todos os modelos são equipados com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS integrado.
A configuração técnica dos veículos inclui portas em ambos os lados, característica essencial para a operação no Boulevard do Túnel Rei Pelé e nos corredores exclusivos da EPTG e da Epig. Essa versatilidade facilita o embarque e desembarque ao longo do Eixo Oeste, otimizando o tempo de viagem e a integração entre as regiões administrativas atendidas pela concessionária.
Segurança

Entre as inovações de segurança, os ônibus contam com o dispositivo conhecido como “anjo da guarda”, sistema que impede a movimentação do veículo enquanto as portas estiverem abertas. De acordo com a gerente de operações da Viação Marechal, Núria Itailine, a tecnologia visa prevenir quedas e acidentes durante o fluxo de passageiros. Os veículos também apresentam redução significativa de ruído, proporcionando maior conforto térmico e acústico para usuários e motoristas.
A aquisição faz parte da etapa final de substituição dos veículos antigos da empresa, que já renovou 71% de sua frota operacional de 510 ônibus. A previsão é que outros 147 novos veículos cheguem ao Distrito Federal até abril de 2026, concluindo a substituição integral dos coletivos da operadora. O investimento integra o plano de mobilidade urbana do Governo do Distrito Federal (GDF) focado na democratização do transporte e na redução do impacto ambiental.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











