18.5 C
Brasília
27 abr 2024 08:45


Investigação da morte de Teori Zavascki, em acidente aéreo, deve levar em consideração, teoria de conspiração

Com capacidade de dois tripulantes e cinco passageiros, avião de pequeno porte é considerado um dos bimotores mais seguros do mercado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator do processo da Lava Jato morreu após a queda de uma aeronave de pequeno porte. O avião caiu, na tarde desta quinta-feira (19/jan), no mar de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A morte do ministro deve levar em consideração todas as hipóteses, inclusive uma possível teoria da conspiração.

Informações preliminares da Força Aérea Brasileira (FAB) apontam cinco pessoas estavam a bordo da aeronave. A confirmação da presença de Zavascki na aeronave foi realizada pelo filho do Ministro, Francisco Prehn Zavascki  e confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Lavajato

O ministro do STF enquanto relator da Lava Jato pretendia, no início de fevereiro, homologar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht que chegaram, em dezembro do ano passado, ao tribunal.

Entre os depoimentos dos delatores, figura o do empresário Marcelo Odebrecht, condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão por crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

Nos depoimentos, o empreiteiro citou nomes de políticos para quem ele fez doações de campanha, que teriam origem ilícita. Os detalhes são mantidos em segredo de Justiça para não atrapalhar as investigações.

Com a morte de Zavascki, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), deve indicar o substituto, o mais rápido possível, de acordo com nota da Globo News.

Para especialistas, ainda há dúvidas em relação a quem deve assumir a relatoria do processo da Lava Jato. Nesse caso ao menos três possibilidades são cogitadas, entre elas, o novo ministro, indicado pelo presidente, uma nova distribuição por sorteio, ou ainda, a indicação de um dos ministros, da segunda turma do STF, nos dois últimos processos, a condução deve ser realizada pela ministra do Supremo, Carmem Lúcia.

Teoria da conspiração

A queda da aeronave em que viajava Zavascki deve passar por investigação minuciosa. Isso porque entre as possíveis causas de acidentes, uma possível retaliação, deve ser levada em consideração.

Nesse contexto, o filho do ministro, em 26 de maio de 2015, alertou para a possibilidade de se tentar “frear a Lava Jato. Na rede social Facebook, Francisco Prehn publicou “É obvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado! (SIC).”.

Segurança
Entre as possíveis causas do acidente, cogitadas até o momento estão as condições climáticas, uma vez que, de acordo com testemunhas, chovia bastate em Paraty, embora não seja descartado outras possibilidades.

O especialista em gerenciamento de risco, Gustavo Cunha Melo, em entrevista ao Globo News, observou que o bimotor, Beechcraft Modelo King Air C90 GT, mesmo modelo do acidente em Paraty, se trata de uma aeronave totalmente moderna.

Segundo Melo o avião conta com “toda a navegação digital” e um sistema de localização por GFV, com tecnologia mais moderna que o GPS tradicional. “As seguradoras cobram uma taxa mais barata desse King Air, porque é um avião moderno, com a taxa de acidente dele é muito menor.”

No entato, Melo observou que “a região tem um histórico de acientes altos, sobretudo quando entram frentes frias” disse ao observar a necessidade de o piloto conseguir discernir, pelo parabrisa do avião, o que é mar ou nuvem, além da altitude da aeronave, o que pode comprometer a visibilidade do piloto.

Melo confirmou ainda aviões desse porte, que fazem voos particulares, em geral, não possuem caixas pretas, mas não descartou a possibilidade de, em decorrência da modernidade da avião, o King Air C90 ter o equipamento que grava as conversas dentro da aeronave.

Nesse contexto, o especialista observou ainda que o acidente deve ser minuciosamente investigado.

Luto Oficial

O presidente decretou luto oficial de três dias. Em breve pronunciamento, o Temer  mencionou: “O ministro Teori era um homem de bem e era orgulho para todos os brasileiros. Nós estamos decretando luto oficial por um período de três dias, uma modesta homenagem a quem tanto serviu à classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro”.

O Juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento dos casos da Lava Jato em Curitiba foi enfático ao afirmar “Sem ele, não haveria a Lava Jato”.

Com informações da EBC

Imagem: Facebook/Reprodução

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever