21.5 C
Brasília
20 mar 2026 09:29

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Corporação escala policiais femininas para acolhimento de vítimas de importunação e prisões em flagrante na capital paulista

Por Kleber Karpov

A Polícia Militar de São Paulo deve implementar um esquema especial de segurança durante o Carnaval de 2025 (31/Jan) para reforçar o atendimento ao público feminino. A estratégia consiste no deslocamento de policiais militares femininas dedicadas exclusivamente ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e à detenção de agressores. O policiamento atuará em conjunto com o sistema de monitoramento para garantir a integridade das foliãs nos eventos de rua.

As equipes em campo manterão contato permanente com o programa Cabine Lilás, unidade do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). O serviço, que opera pelo telefone 190, possui efetivo composto integralmente por mulheres. Segundo a corporação, a centralização das iniciativas de proteção permite que o Estado ofereça orientações técnicas que resultam em formalização de denúncias.

“A Cabine Lilás centraliza em um único lugar todas as iniciativas do estado de proteção à mulher. Cerca de 30% das mulheres que recebem orientação pela Cabine Lilás acabam registrando o boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para acabar com o ciclo da violência”, destaca o coronel Carlos Henrique Lucena.

Reforço do efetivo e logística

O planejamento para o Carnaval paulistano prevê um acréscimo diário de 5,2 mil policiais militares ao efetivo ordinário. A operação deve contar com aproximadamente 2,5 mil viaturas posicionadas estrategicamente em megablocos, desfiles de rua e demais festividades programadas. O objetivo da Secretaria de Segurança Pública é ampliar a visibilidade policial e reduzir o tempo de resposta em ocorrências criminais.

Uso de tecnologia no monitoramento

O esquema de segurança incorpora ferramentas tecnológicas para a vigilância em tempo real. O programa Muralha Paulista deve utilizar câmeras integradas para gerar alertas automáticos sobre veículos furtados e indivíduos foragidos da Justiça. Adicionalmente, o comando da PM confirmou o emprego de drones para o monitoramento aéreo, o que facilita a identificação de tumultos ou situações de risco em grandes aglomerações.

Protocolos de abordagem e denúncia

A Polícia Militar orienta que vítimas ou testemunhas de crimes sexuais busquem imediatamente as patrulhas femininas ou utilizem os canais de emergência. O foco da operação reside na quebra do ciclo de violência por meio da assistência humanizada e da aplicação rigorosa da legislação penal. Representantes da segurança pública reforçam que o policiamento ostensivo atuará de forma ininterrupta durante todo o período carnavalesco.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...

DF avança para promover políticas de saúde a partir de evidências científicas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Flávio Dino dá 5 dias para senador Carlos Viana explicar repasse de emendas à Lagoinha

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...