Por Kleber Karpov
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, uma ação itinerante que deve disponibilizar 700 exames de mamografia gratuitos em seis regiões administrativas. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Laço Rosa, instituição sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos de pacientes com câncer de mama.
Acesso à prevenção
Os atendimentos ocorrem por meio de unidades móveis, posicionadas em pontos estratégicos do Distrito Federal. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca o impacto da ação na saúde feminina:
“Estamos levando essa ação para mais perto das mulheres, porque sabemos que o exame é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%. Essa prevenção é uma forma de autocuidado feminino”, afirma Giselle Ferreira.
Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram avanço na realização de mamografias diagnósticas e de rastreamento no Distrito Federal. Na faixa etária-alvo, entre 50 e 69 anos, a rede pública registrou 15.881 exames em 2024. O número subiu para 17.307 em 2025.

Diagnóstico precoce
O médico mastologista Farid Buitrago, referência técnica em mastologia da SES-DF, explica o impacto direto do diagnóstico precoce na redução da mortalidade pela doença. “A mamografia é o único exame que comprovadamente reduz a mortalidade por câncer de mama. Quando feita regularmente, a cada dois anos, pode diminuir as mortes entre 30% e 40%, pois permite identificar o tumor antes dos sintomas”.
Podem participar da ação itinerante mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses. Mulheres com menos de 40 anos também podem fazer o exame, desde que apresentem pedido médico ou indicação clínica.
Rapidez e praticidade do exame
Buitrago, observou que a realização do exame é rápida, além de reforçar a importância da realização periódica do exame. “A mamografia é rápida, dura em média cinco minutos, não exige preparo específico e, após o exame, a mulher pode seguir normalmente sua rotina. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, mesmo sem sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, disse o médico.
Agendamento
Os agendamentos devem ser feitos previamente por meio de website mamografiasalva.com.br. O preenchimento do cadastro não garante a vaga. Caso a mulher seja contemplada com o exame, a equipe entra em contato por WhatsApp ou ligação telefônica para que seja possível escolher o melhor horário para o atendimento.
Além dos exames, a iniciativa inclui atividades de acolhimento, orientação e conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Calendário de atendimentos
O calendário de atendimentos começa nos dias 29 e 30 de janeiro, na Cidade Estrutural, no estacionamento lateral da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1. No dia 31 de janeiro, a carreta deve estar em Ceilândia, no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, com atendimento das 9h às 15h.
Em 1º de fevereiro, a ação segue para o Eixo Monumental, no estacionamento do Planetário. No dia 2 de fevereiro, o atendimento retorna a Ceilândia, novamente no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, das 9h às 17h. No dia 3 de fevereiro, as unidades móveis devem estar na Rodoviária do Plano Piloto, na plataforma superior. A ação se encerra no dia 4 de fevereiro, no Congresso Nacional, na Alameda dos Estados.
Serviço
- 29 e 30 de janeiro: Cidade Estrutural – estacionamento lateral da UBS nº 1
- 31 de janeiro: Ceilândia – estacionamento da Casa da Mulher Brasileira
- 1º de fevereiro: Eixo Monumental – estacionamento do Planetário
- 2 de fevereiro: Ceilândia – estacionamento da Casa da Mulher Brasileira
- 3 de fevereiro: Rodoviária do Plano Piloto – plataforma superior
- 4 de fevereiro: Congresso Nacional – Alameda dos Estados
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
mamografia, câncer de mama, Secretaria da Mulher DF, Fundação Laço Rosa, prevenção











