18.5 C
Brasília
24 jan 2026 00:21

UPA do Riacho Fundo II completa quatro anos com 4 mil atendimentos mensais

Unidade gerida pelo Iges-DF se destaca com equipe médica fixa, atendimento ágil e capacidade para realizar exames de raio-X e laboratoriais

Por Kleber Karpov

Quatro anos após sua inauguração em novembro de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Riacho Fundo II consolidou-se como um centro de referência no Distrito Federal, registrando uma média de 4 mil atendimentos mensais, o que equivale a cerca de 140 pacientes por dia. A unidade, gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), atende não apenas a população local, mas também moradores de regiões próximas como Samambaia e Riacho Fundo, que buscam o serviço devido à sua agilidade e eficiência, aliviando a sobrecarga de outras unidades de saúde.

A UPA do Riacho Fundo II conta com uma equipe de 220 servidores, entre celetistas do IGESDF e terceirizados, que garantem o funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia. Um dos principais avanços recentes, segundo a gerente da unidade, Carolina Gomes, foi a formação de uma equipe médica fixa, que proporciona um cuidado mais contínuo e transversal aos pacientes, facilitando o desfecho clínico e agilizando as altas.

A localização da UPA, inserida na malha urbana e cercada por áreas residenciais, é outro fator que contribui para a alta demanda. A proximidade com a comunidade facilita o acesso ao serviço de saúde e incentiva a busca por cuidados de forma mais constante. Essa acessibilidade também desempenha um papel fundamental na redução da pressão sobre os hospitais da rede, uma vez que muitos casos de urgência podem ser resolvidos na própria unidade.

“Como a unidade funciona 24 horas e dispõe de equipe médica ininterrupta, os moradores têm acesso rápido e descomplicado ao serviço, o que também ajuda a reduzir a pressão sobre os hospitais, já que muitos casos podem ser resolvidos diretamente na UPA” , afirma Carolina Gomes.

Estrutura robusta

As UPAs geridas pelo IgesDF são equipadas com aparelhos de raio-X, embora essa não seja uma exigência do Ministério da Saúde | Fotos: Arquivo/Agência Brasília

Assim como as unidades de Ceilândia, Paranoá e Gama, inauguradas na gestão do governador Ibaneis Rocha, a UPA do Riacho Fundo II foi equipada com tecnologia para realizar exames laboratoriais de urgência, eletrocardiograma e raio-X. A oferta de equipamentos de raio-X e laboratório próprio não é uma exigência do Ministério da Saúde para as UPAs, mas um serviço adicional oferecido pelo IGESDF para qualificar o atendimento.

De acordo com a coordenadora multidisciplinar da UPA, Márcia Juliana de Andrade, esses recursos são cruciais para a continuidade do atendimento e para o encaminhamento adequado dos pacientes. A agilidade é um diferencial, com muitos exames sendo liberados em aproximadamente 40 minutos, bem abaixo do padrão de duas horas. Recentemente, a unidade implementou um painel eletrônico que notifica os pacientes sobre a disponibilidade dos resultados, otimizando ainda mais o fluxo de atendimento.

“O paciente tem aqui todo o suporte necessário. Quando algum exame não é realizado na UPA, contamos com o Hospital de Santa Maria como referência. O serviço de transporte do IGESDF recolhe as amostras, e o paciente aguarda o resultado para que o médico finalize o diagnóstico” , acrescenta Márcia Juliana.

A unidade também oferece suporte especializado por meio de teleconsultas em áreas como psiquiatria, hematologia, nefrologia, cirurgia vascular e endocrinologia, ampliando a capacidade de resolução dos casos.

Atendimento humanizado

A UPA é focada em urgências e emergências de clínica médica, como casos de pressão alta, febre, sintomas respiratórios, convulsões, infecções e complicações cardiológicas e neurológicas, a exemplo de infarto e AVC. A médica Camila Negreiro ressalta o compromisso da equipe com a excelência, direcionando casos que exigem cuidado imediato para a UPA e os de acompanhamento contínuo para as unidades básicas de saúde.

“Aqui recebemos casos de urgência e emergência; quando o paciente apresenta uma complicação que exige cuidado imediato, deve procurar a UPA. Situações que precisam de acompanhamento contínuo são direcionadas para a unidade básica de saúde”, explica a médica.

A qualidade do serviço é percebida pelos pacientes. Anna Carla Lira, 38 anos, procurou a UPA após ter um tratamento para anemia negado pelo seu plano de saúde. “Aqui, no primeiro dia em que vim, já fui atendida e estou na segunda dose da medicação”, relata. Moradora do Riacho Fundo, ela se surpreendeu com a estrutura e o atendimento, que a fizeram mudar uma percepção negativa que tinha sobre a rede pública.

“O ambiente é espaçoso, ventilado, limpo e bem organizado. Até a área onde a gente toma medicação tem vista para o verde, o que deixa a gente mais tranquila. Gostei bastante daqui”, ressalta Anna Carla.

O motorista Anderson Soltu, 48 anos, também teve uma experiência positiva ao levar sua mãe para a unidade, evitando as longas filas que enfrentava no Núcleo Bandeirante. “Aqui foi maravilhoso, ótimo. Em cerca de uma hora e pouco ela já tinha sido atendida”, conta. A agilidade e a qualidade do atendimento fizeram com que ele decidisse priorizar a UPA do Riacho Fundo II para os cuidados de sua mãe.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Projeto Brasil.IA retorna em 2026 com capacitação tecnológica gratuita

Por Kleber Karpov O projeto Brasil.IA, uma iniciativa da Secretaria...

Merenda escolar do DF amplia variedade e padroniza cardápio para iniciar ano letivo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Sábado e domingo são dias de vacinação no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Adesão ao Mais Médicos Especialistas termina no domingo (25)

Por Kleber Karpov Os estados, municípios e o Distrito Federal...

Caravana do Empreendedorismo Feminino oferece cursos gratuitos em Taguatinga

Por Kleber Karpov A Caravana do Empreendedorismo Feminino deve chegar...

Polícia Federal investiga Rioprevidência por aplicações no Banco Master

Por Kleber Karpov A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta...

Consumo de ultraprocessados no Distrito Federal supera média nacional

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde divulgou, em 31...

Destaques

Projeto Brasil.IA retorna em 2026 com capacitação tecnológica gratuita

Por Kleber Karpov O projeto Brasil.IA, uma iniciativa da Secretaria...

Merenda escolar do DF amplia variedade e padroniza cardápio para iniciar ano letivo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Capacitação reforça preparo de equipes e amplia a segurança no atendimento pediátrico do hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov O setor de pediatria do Hospital Regional...

Sábado e domingo são dias de vacinação no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Adesão ao Mais Médicos Especialistas termina no domingo (25)

Por Kleber Karpov Os estados, municípios e o Distrito Federal...