20.5 C
Brasília
16 jan 2026 10:49

Moraes transfere Bolsonaro à ‘Papudinha’ após negativa de novo pedido de domiciliar

Decisão confronta alegações de "cativeiro" feitas pela defesa e familiares em críticas à sala de Estado Maior em dependências da Superintendência da Polícia Federal e expõe paradoxo entre retórica punitivista do ex-presidente e garantias exigidas na execução penal

Por Kleber Karpov

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou a transferência imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), conhecida como ‘Papudinha’, nesta quinta-feira (15). A decisão frustra a estratégia da defesa, que pleiteava prisão domiciliar humanitária, e estabelece o local de cumprimento da pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. O magistrado ordenou ainda a avaliação imediata de uma junta médica oficial.

Ironia do destino

A transferência expõe um contraponto histórico entre diversos discursos punitivistas sustentados por Bolsonaro ao longo da trajetória política e a realidade de sua custódia. O ex-mandatário do Palácio do Alvorada, que notabilizou-se por frases como “bandido bom é bandido morto”, “a Papula lhe espera”, além de críticas severas a direitos humanos aos presidiários, acabou por ter pedidos de regalias negados pelo STF.

Entre as solicitações recusadas, constava o acesso a uma Smart TV com YouTube. A defesa alegava que a cela anterior, na Superintendência da Polícia Federal, não oferecia “condições mínimas de dignidade”, apesar de contar com ar-condicionado, frigobar e 12m².

“Ressalte-se, entretanto, que essas condições absolutamente excepcionais e privilegiadas não transformam o cumprimento definitivo da pena […] em uma estadia hoteleira ou em uma colônia de férias”, escreveu Moraes na decisão, ao rebater as reclamações familiares sobre o “cativeiro”.

Estrutura na ‘Papudinha’

O novo alojamento no Complexo Penitenciário da Papuda oferece condições superiores às do sistema prisional comum, frequentemente criticado por superlotação. A Sala de Estado Maior possui 64,83 m², divididos entre área coberta e externa, com quarto, sala, cozinha, lavanderia e banheiro privativo com água quente.

Bolsonaro passa a contar com a companhia, em celas individuais na mesma área, de antigos aliados: Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, e Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A decisão permite a instalação de equipamentos de ginástica custeados pela defesa, mas mantém a proibição de comunicação livre com o ambiente externo.

Protocolos de saúde e visitas

A saúde do ex-presidente será monitorada por uma junta da Polícia Federal, com laudo previsto para os próximos dez dias. Moraes autorizou assistência médica integral e, em casos de urgência, o deslocamento imediato para hospitais. A alimentação poderá ser fornecida diariamente pela família, mediante cadastro prévio de responsável.

O regime de visitas foi estritamente regulamentado. A esposa, Michelle Bolsonaro, os filhos e a enteada terão acesso semanal às quartas e quintas-feiras. O ministro vetou a flexibilização irrestrita de horários, reiterando que as demais visitas devem seguir as normas padrão do sistema penitenciário do Distrito Federal.

Repercussão jurídica

A manobra da defesa, que utilizou as críticas às instalações da PF para fundamentar o pedido de prisão domiciliar, resultou em uma solução intermediária. Juristas avaliam que a concessão da Sala de Estado Maior cumpre a prerrogativa legal sem ceder à pressão política por cumprimento de pena em casa.

O episódio marca o início definitivo da execução penal do ex-presidente em um complexo prisional, simbolizando o revés institucional daquele que governou o país sob a bandeira do endurecimento penal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Secretaria de Mobilidade do DF estipula prazo final para instalação de QR Code em carros de aplicativo

Por Kleber Karpov Motoristas do Serviço de Transporte Individual Privado...

Enfermagem assume pela primeira vez direção do Samu no Distrito Federal

Por Kleber Karpov A enfermeira Lorhana Martins Morais Silva assumiu...

Celina Leão autoriza licitação de estudos para VLT entre Taguatinga e Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do DF, em exercício, Celina...

Saúde e MPDFT alinham protocolo técnico para enfrentamento da dengue

Por Kleber Karpov Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e...

Controladoria do DF promove hackathon com prêmios de até R$ 8 mil

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) abriu...

Celina Leão acompanha mutirão de serviços voltado a catadores na Estrutural

Por Kleber Karpov A governadora em exercício do DF, Celina...

Destaques

Malafaia ‘cutuca onça com vara curta’ e Damares Alves divulga lista de líderes religiosos e igrejas investigados em fraudes no INSS

Por Kleber Karpov A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) tornou pública,...

Secretaria de Mobilidade do DF estipula prazo final para instalação de QR Code em carros de aplicativo

Por Kleber Karpov Motoristas do Serviço de Transporte Individual Privado...

Enfermagem assume pela primeira vez direção do Samu no Distrito Federal

Por Kleber Karpov A enfermeira Lorhana Martins Morais Silva assumiu...

Celina Leão autoriza licitação de estudos para VLT entre Taguatinga e Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do DF, em exercício, Celina...

Projeto Saúde em Nossas Mãos reduz infecções em UTIs públicas e economiza R$ 150 milhões ao SUS

Por Kleber Karpov O projeto Saúde em Nossas Mãos registrou...