21.7 C
Brasília
17 abr 2026 21:58

Capacitação e informação fortalecem a autonomia feminina em Santa Maria

Iniciativa do GDF certifica 25 mulheres em cursos de agente de portaria e cuidador de idosos para promover independência financeira

Por Kleber Karpov

A Vice-Governadoria do Distrito Federal (VGDF) e a Secretaria da Mulher (SMDF) realizaram, na última sexta-feira (27), a entrega de certificados para 25 alunas de cursos gratuitos em Santa Maria. A cerimônia, ocorrida na Associação de Produção Artesanal de Santa Maria (Apas), concluiu a qualificação profissional das mulheres como agentes de portaria e cuidadoras de idosos, com o objetivo de promover a autonomia econômica e combater a vulnerabilidade social.

A iniciativa integra as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. A vice-governadora Celina Leão destacou que o investimento na formação profissional feminina é uma estratégia fundamental para romper ciclos de dependência e violência.

“Quando entregamos um certificado, estamos entregando mais do que um documento. Estamos oferecendo oportunidade, dignidade e independência financeira. A qualificação é um passo decisivo para que essas mulheres ocupem novos espaços e construam suas próprias histórias”, afirmou a vice-governadora.

Ferramenta de proteção

Além da entrega dos certificados, o evento contou com uma palestra ministrada pela secretária da Mulher, Giselle Ferreira, sobre o combate à violência contra a mulher. A equipe da secretaria também distribuiu materiais informativos com orientações sobre os canais de denúncia e os equipamentos públicos disponíveis para atendimento e acolhimento.

Giselle ressaltou que a capacitação profissional caminha lado a lado com as políticas de enfrentamento à violência e que a autonomia financeira é um instrumento de poder para as mulheres.

“Nosso compromisso é garantir que as mulheres tenham acesso à informação, acolhimento e oportunidades. A autonomia financeira é uma ferramenta poderosa no combate à violência. Quando a mulher conhece seus direitos e tem condições de se sustentar, amplia suas possibilidades de escolha e proteção”, enfatizou a secretária.

Um novo começo

Entre as formandas, o sentimento foi de superação e esperança. Para Mônica da Silva Lima, de 42 anos, a conclusão do curso representa um novo começo e a chance de garantir um futuro melhor para sua família, sentindo-se mais preparada para o mercado de trabalho.

“Esse certificado significa independência para mim. Aprendi muito com esse curso. Eu me sinto mais preparada e confiante para buscar uma vaga de emprego e garantir um futuro melhor para a minha família”, relatou a formanda.

Os cursos gratuitos fazem parte das ações permanentes do GDF voltadas à promoção da autonomia econômica das mulheres, aliando qualificação profissional, informação e o fortalecimento da rede de proteção no Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Imunize-se: sábado tem vacinação em feira e shoppings do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

IGESDF abre processo seletivo para médico radiologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Saúde na Escola leva vacinação e cultura de paz ao CEF 5 de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5...

Brasília ganha cores e aromas com a 5ª Feira das Orquídeas & Plantas

Por Kleber Karpov A 5ª Feira das Orquídeas & Plantas...

Celina Leão anuncia mais dois viadutos na BR-070

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou,...

Dia Mundial da Hemofilia: Hemocentro atende mais de 300 pacientes no DF

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia...

Setor Comercial Sul terá distribuição gratuita de óculos para moradores do DF

Da Redação A Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (BHCL), em...

Destaques

Imunize-se: sábado tem vacinação em feira e shoppings do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

IGESDF abre processo seletivo para médico radiologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Saúde na Escola leva vacinação e cultura de paz ao CEF 5 de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5...

Brasília ganha cores e aromas com a 5ª Feira das Orquídeas & Plantas

Por Kleber Karpov A 5ª Feira das Orquídeas & Plantas...