Por Kleber Karpov
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apresentou balanço operacional com avanços significativos em áreas estratégicas e preservação da ordem pública ao longo de 2025 (03/Jan). No eixo operacional, a corporação garantiu a segurança de aproximadamente 16 milhões de pessoas em cerca de 16 mil eventos realizados sem intercorrências graves na capital federal.
As ações de patrulhamento e inteligência resultaram na apreensão de cerca de 7 toneladas de entorpecentes e na retirada de 1.400 armas de fogo das ruas. O impacto direto na redução da criminalidade foi acompanhado pelo fortalecimento de políticas sociais, como o programa Ressignificar, que contou com a participação de aproximadamente 7 mil policiais militares.
No combate à violência de gênero, o Copom Mulher realizou 3.150 atendimentos, gerando 791 registros formais de proteção às vítimas. O alinhamento entre as forças de segurança e o sistema de justiça busca coibir a importunação e garantir que o transporte público e os espaços comuns sejam seguros para todas.
Saúde e valorização profissional
A área de saúde da PMDF concluiu a primeira fase do Centro de Convivência Familiar (CCF) e modernizou o sistema de atendimento com a eliminação de guias manuais. Para 2026, o planejamento inclui a entrega do Centro de Assistência Psicológica e Social (Caps) e do novo Centro Odontológico (CO), visando o suporte integral ao efetivo.
O reforço do quadro técnico foi garantido com a incorporação de 25 médicos e 11 dentistas, além da realização de 3.500 promoções. A gestão de pessoal também implementou o reajuste salarial da categoria e iniciou o acompanhamento de 300 policiais que ingressaram na reserva remunerada no último período.
Logística e inovação tecnológica
O investimento em equipamentos somou a entrega de 6.791 pistolas Glock, 175 fuzis e 1.800 dispositivos eletrônicos de controle (tasers). A frota operacional recebeu 401 novas viaturas, enquanto o setor de tecnologia avançou no processo de implantação de 1.200 câmeras corporais, com investimento estimado em R$ 16 milhões.
No ensino, a corporação formou 1.231 novos soldados e especializou mais de 2 mil policiais. O Colégio Militar Tiradentes destacou-se com o primeiro lugar no Enem entre as escolas públicas do DF, enquanto o Instituto Superior de Ciências Policiais manteve a nota máxima junto ao Ministério da Educação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










