Ministério da Saúde prorroga vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Estratégia de resgate vacinal segue até primeiro semestre de 2026 para imunizar 7 milhões de adolescentes

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde prorrogou, nesta terça-feira (23/Dez), o prazo para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para jovens de 15 a 19 anos em todo o país. A medida deve garantir que adolescentes que perderam a oportunidade de se imunizar na faixa etária prioritária, dos 9 aos 14 anos, recebam a proteção até junho de 2026. A estratégia de resgate vacinal busca alcançar cerca de 7 milhões de jovens e reduzir a circulação do vírus na população brasileira.

Até dezembro deste ano, a estratégia de resgate aplicou 208,7 mil doses da vacina em todo o território nacional. Desse total, as equipes de saúde imunizaram 91 mil meninas e 117,7 mil meninos. A ampliação do prazo para o primeiro semestre de 2026 visa reforçar a proteção individual e coletiva contra diversos tipos de câncer associados ao vírus.

Importância da vacina

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estados e municípios devem realizar ações externas em escolas, universidades e shoppings para facilitar o acesso do público-alvo. O imunizante é fundamental para prevenir cânceres do colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.

Esquema vacinal e exceções

O Brasil adotou o esquema de dose única em 2024 para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No entanto, o protocolo mantém a exigência de três doses para alguns grupos específicos para assegurar a eficácia da proteção. O esquema diferenciado deve contemplar pessoas imunocomprometidas, usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) e vítimas de violência sexual.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Destaques

Celina Leão defende gestão na saúde e detalha prioridades para o Distrito Federal em sabatina do Correio Braziliense

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Diplomatas dos EUA e da Austrália suspendem serviços consulares no Brasil antes do primeiro turno das eleições

Por Kleber Karpov Diplomatas dos Estados Unidos e da Austrália...

Técnicos da Justiça Eleitoral registram mais de 51 mil denúncias de irregularidades pelo aplicativo Pardal

Por Kleber Karpov Servidores da Justiça Eleitoral registraram, até esta...

Anvisa proíbe venda de cosméticos e ordena recolhimento de produtos falsificados

Por Kleber Karpov Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

São Paulo registra novos casos de sarampo e atinge 40 notificações em 2026

Por Kleber Karpov Profissionais de saúde de São Paulo confirmaram...