19.5 C
Brasília
03 fev 2026 05:01

Tensão global: Trump culpa democratas por crise interna, bloqueia Venezuela e Rússia reage

Presidente dos EUA ordena cerco naval a Maduro e acusa gestão anterior por cenário econômico, enquanto Moscou alerta para consequências imprevisíveis

Por Kleber Karpov

O cenário geopolítico sofreu uma grave escalada nesta quinta-feira (18/Dez) em ações simultâneas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em pronunciamento à nação, o republicano acusou a administração democrata, do antecessor Joe Biden, pelos problemas econômicos atuais e anunciou um bloqueio naval total à Venezuela. A manobra militar provocou reação imediata de Caracas, que acionou o Conselho de Segurança da ONU, e de Moscou, que advertiu sobre riscos “imprevisíveis” para o Ocidente.

Ofensiva interna e econômica

Em discurso realizado em Washington, Trump atribuiu a inflação e a alta do desemprego — que atingiu 4,6% — à “herança maldita” deixada por Biden. Para mitigar a insatisfação popular e fidelizar a base, o presidente anunciou um bônus de Natal de US$ 1.776 para os militares norte-americanos.

“Há onze meses, herdei uma trapalhada e a estou consertando. Estamos prestes a ter um boom econômico como o mundo nunca viu”, declarou Trump, ao prometer reversão de cenário com investimentos industriais.

Cerco à Venezuela

No front externo, a Casa Branca intensificou a pressão contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Na última terça-feira (16), Trump havia determinado um bloqueio naval total a petroleiros sancionados que entrem ou saiam da Venezuela. O republicano justificou a medida ao sob alegação de o petróleo venezuelano financiar o narcotráfico e o terrorismo internacional.

Em publicação na rede social Truth Social, o presidente norte-americano afirmou que a Venezuela está “completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul”.

De Caracas, a reação de Maduro foi imediata. O governo venezuelano solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a “agressão contínua” dos Estados Unidos. O presidente venezuelano ordenou a mobilização de milícias e instruiu unidades militares a prepararem uma resistência de guerrilha, em antecipação a uma possível invasão terrestre.

Alerta de Moscou

A Rússia, principal aliada militar de Maduro fora da região, interveio na crise diplomática. O Ministério das Relações Exteriores, por meio do diretor para a América Latina, Alexander Shchetinin, alertou que as ações de Washington podem desencadear “consequências imprevisíveis” para todo o Hemisfério Ocidental.

O Kremlin reafirmou o apoio irrestrito à soberania venezuelana e classificou o bloqueio como um “erro crítico”. A tensão impulsionou o mercado de commodities, com os preços do petróleo registrando alta superior a 1% nas bolsas asiáticas diante do temor de ruptura no fornecimento.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...