H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Variante do influenza detectada no Pará é caso importado e não indica risco de surto imediato

Por Kleber Karpov

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, afirmou nesta quarta-feira (17/Dez) que a identificação do novo “vírus K” no Brasil não justifica preocupação imediata. A variante do influenza A (H3N2), detectada em um caso importado no Pará, segue a dinâmica natural de mutação viral e não apresenta, até o momento, elementos suficientes para prever um impacto severo na próxima temporada de gripe no país.

Monitoramento internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta recente sobre o aumento rápido da circulação desta variante no Hemisfério Norte, especificamente na Europa, América do Norte e Leste Asiático. A atividade da influenza iniciou antes do habitual nessas regiões, onde a cepa K representou quase metade das infecções reportadas entre maio e novembro de 2025.

Apesar da disseminação, não houve registro de mudanças significativas na gravidade clínica dos casos, internações em terapia intensiva ou óbitos. Para Kfouri, qualquer estimativa sobre a intensidade da próxima temporada brasileira seria prematura.

“Não sabe se essa vai ser a variante circulante e predominante ainda no mundo. Está começando a temporada no Hemisfério Norte. Nem sabemos se vai ser a temporada do H3N2 ou se vai vir outro H1N1. Isso é tudo muito teórico ainda”, disse o vice-presidente da SBIm.

Caso no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou a identificação da linhagem no território nacional em informe epidemiológico divulgado nesta semana. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detalhou que a amostra positiva foi coletada em Belém (PA), no dia 26 de novembro. O material passou por análise no Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA) e posterior sequenciamento genético no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

O registro refere-se a uma paciente adulta, estrangeira e oriunda das ilhas Fiji. As autoridades sanitárias classificaram a ocorrência como caso importado. Não existem, até o momento, evidências de transmissão local associada a esta variante dentro do Brasil.

Importância da vacinação

A detecção de novas variantes é um fenômeno esperado na evolução do vírus influenza. Especialistas reforçam que a vacinação anual continua sendo a ferramenta mais eficaz de prevenção, garantindo proteção especialmente contra desfechos graves, hospitalizações e mortes, mesmo quando há distância genética entre a cepa da vacina e o vírus circulante.

“A composição da vacina de influenza recomendada pela Organização Mundial de Saúde foi atualizada em setembro para o próximo ano, com cepas mais próximas dos clados atualmente em circulação, incluindo o subclado K”, explicou Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios do IOC.

Além da imunização, as recomendações sanitárias incluem a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras por pessoas com sintomas respiratórios. A orientação para os serviços de saúde é manter o fortalecimento contínuo da vigilância epidemiológica e genômica.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...