Por Kleber Karpov
A Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF) realizou a entrega de 110 certificados do módulo básico do curso de formação de lideranças comunitárias na noite de segunda-feira (15/Dez). A solenidade marcou a conclusão da primeira etapa da iniciativa desenvolvida em formato on-line para moradores de todas as regiões administrativas do DF. O curso, instituído pela Portaria nº 130/2025, deve fortalecer o protagonismo social ao capacitar cidadãos que já atuam ou desejam atuar em associações, coletivos e conselhos locais.
O módulo básico contou com carga horária de oito horas, distribuídas em aulas ao vivo. Os conteúdos abordaram organização comunitária, comunicação com o poder público, transparência e mobilização social. A formação também incluiu temas como sustentabilidade, segurança, parcerias locais e resolução de conflitos para preparar os líderes para desafios territoriais.
Ao todo, o GDF ofertou 1.050 vagas distribuídas entre as 35 regiões administrativas do Distrito Federal. A seleção reservou 10% das oportunidades para pessoas com deficiência (PcD).
O professor e idealizador do curso, Jeann Cunha, ressaltou que o fortalecimento de quem atua diretamente nas bases é essencial. Segundo o docente, a qualificação das lideranças deve promover mudanças reais e duradouras nas comunidades.
Compromisso com o legado social
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destacou a formação cidadã como ferramenta de transformação. Ela afirmou que investir nas lideranças é investir em comunidades mais organizadas e capazes de dialogar de forma técnica com o Estado.
Clara Roriz reforçou que a iniciativa valoriza o trabalho de quem atua na ponta cuidando das pessoas. A gestora classificou o curso como um reforço ao compromisso do governo em estruturar melhor as demandas que surgem nos territórios.
A vice-governadora Celina Leão participou da cerimônia e enfatizou a natureza do serviço comunitário. “Quando fazemos pela comunidade, a gente deixa legado de cuidado, de carinho e de servir”, disse a vice-governadora.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











