19.5 C
Brasília
17 dez 2025 03:43

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu SUS Digital

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) alerta sobre a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O documento comprova a imunização contra a febre amarela e é exigido por diversos países para a entrada em seu território. Quem recebeu a vacina a partir de 30 de dezembro de 2022 pode emitir o certificado gratuitamente por meio do aplicativo Meu SUS Digital, utilizando o mesmo login do Gov.br. A aplicação é em dose única, indicada a partir dos nove meses de idade, e confere proteção por toda a vida.

A vacina contra a febre amarela integra o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ela está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O CIVP só precisa ser emitido uma única vez, não possui prazo de validade e é gerado automaticamente pelo aplicativo.

O documento pode ser emitido por brasileiros e estrangeiros vacinados no País que devem realizar viagem internacional. Crianças a partir de nove meses também precisam do certificado para viajar.

As pessoas que receberam o imunizante antes de (30 de dezembro de 2022) e não possuem registro no sistema devem procurar uma UBS para a atualização da carteira de vacinação. Devem também seguir as orientações disponíveis no site da SES-DF.

Casos de isenção

Quem possui o registro da dose, mas sem a identificação do lote, deverá receber o imunizante novamente. Já aqueles que não podem tomar a vacina por contraindicação médica devem procurar o Ambulatório do Viajante. O objetivo é solicitar o Atestado de Isenção de Vacinação.

O atestado é emitido em português e inglês e possui validade internacional. O serviço acolhe ainda pessoas que devem ir para territórios nacionais, especialmente com destino à região amazônica.

O atendimento no Ambulatório do Viajante ocorre no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3449-4733 ou pelo e-mail [email protected].

Atenção e prevenção

O economista Francisco Nascimento, de 68 anos, e sua esposa, Cristina Sayuri, de 62, buscaram o Ambulatório do Viajante. O casal deve viajar ao exterior com escala na Colômbia, onde o certificado é obrigatório. “Como temos mais de 60 anos, a vacina foi contraindicada na UBS, então fomos orientados a vir no ambulatório do viajante”.

O médico Fernando Moraes, responsável pelo serviço, reforçou a importância da documentação. “Nossa abordagem é preventiva e o certificado é obrigatório para alguns destinos. A ausência dele pode impedir o embarque”

O Ambulatório do Viajante busca minimizar os riscos de doenças adquiridas em viagens. Ele tem foco em países tropicais e subtropicais, onde enfermidades como febre amarela são mais frequentes.

Moraes afirma que o serviço vai além das recomendações de vacina. “Orientamos sobre os medicamentos importantes para levar nas viagens, medidas para evitar trombose durante o voo, cuidados com a alimentação e até a escolha do assento. Por isso, é fundamental que os usuários que fazem viagem internacional agendem uma consulta conosco”, sugere o médico.

Durante a consulta, os usuários recebem orientações sobre as vacinas que precisam ser atualizadas tanto na rede pública quanto na rede particular.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Ações de saúde visual devem atender mulheres vítimas de violência em dez regiões do DF

Por Kleber Karpov Mulheres vítimas de violência em situação de...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...