Por Kleber Karpov
Mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade social, a partir dos 40 anos, devem ser atendidas por ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde visual em dez regiões administrativas do Distrito Federal. A iniciativa contempla moradoras do Guará, Brazlândia, Plano Piloto, Estrutural, Gama, Santa Maria, Taguatinga, Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Paranoá. A formalização ocorreu por meio do Extrato do Termo de Fomento nº 19/2025, assinado em 12 de dezembro de 2025.
Parceria e investimento
O Termo de Fomento foi firmado entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) e a Associação de Apoio Renovatio. A organização da sociedade civil deve ser responsável pela execução do projeto.
O valor global da parceria é de R$ 999.550,50. Este montante deve ser repassado em três parcelas ao longo da execução do projeto.
O extrato da parceria foi publicado nesta terça-feira (16/Dez) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A vigência do termo se estende até 20 de julho de 2026. O termo não prevê contrapartida financeira por parte da organização da sociedade civil.
Proteção e dignidade
A iniciativa faz parte do conjunto de políticas públicas da Sejus-DF. Tais políticas são voltadas à proteção, ao cuidado integral e à promoção de direitos das mulheres.
O projeto estabelece atenção especial para aquelas mulheres que enfrentam situações de violência. A ação reforça a importância do acesso à saúde como instrumento de dignidade e autonomia. A transferência de recursos financeiros deve viabilizar a realização das atividades, conforme o plano de trabalho que a pasta aprovou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











