19.5 C
Brasília
29 jan 2026 04:46

Psicólogo alerta para aumento de internações por álcool e aponta impacto do pós-pandemia

Especialista detalha em entrevista sinais de dependência e estratégias para busca de tratamento na rede pública

Por Kleber Karpov

O Brasil registra média de quatro internações por hora decorrentes do uso abusivo de álcool, conforme dados recentes do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). O cenário, impulsionado pelo isolamento social durante a pandemia e por transtornos mentais não diagnosticados, foi analisado pelo psicólogo especialista em dependência química, Ivanildo de Andrade. Em entrevista ao programa Viver é Melhor, da Super Rede de TV e Rádio, Boa Vontade, o especialista discutiu os vetores desse aumento e a mudança no perfil epidemiológico dos pacientes.

Fatores de risco e consumo precoce

Para Andrade, o período pós-pandemia exacerbou quadros de ansiedade e depressão, o que levou muitos brasileiros a utilizarem o álcool como regulador emocional. Outro ponto crítico destacado é a experimentação precoce. Pesquisas indicam o primeiro contato com a substância por volta dos 10 ou 11 anos, frequentemente dentro do ambiente doméstico. O especialista alerta que a oferta de bebida a menores, mesmo em casa, configura crime e potencializa riscos futuros de dependência.

Vulnerabilidade feminina

O levantamento aponta também crescimento expressivo na dependência entre mulheres. De acordo com Andrade, fatores como dupla jornada de trabalho, pressão estética e marketing direcionado contribuem para essa estatística. Biologicamente, o organismo feminino sofre prejuízos clínicos mais rápidos e severos devido à menor produção da enzima responsável pela metabolização do álcool no fígado.

Critérios para internação

A hospitalização se faz necessária quando o paciente apresenta síndrome de abstinência grave, caracterizada por convulsões, delirium tremens ou risco iminente de autoagressão e violência contra terceiros. O tratamento, contudo, deve ir além da desintoxicação. A abordagem multidisciplinar precisa identificar e tratar comorbidades psiquiátricas, como depressão e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que muitas vezes subjazem ao vício.

O papel da família

A participação familiar é decisiva no processo de recuperação. Andrade reforça que parentes frequentemente desenvolvem codependência e também necessitam de suporte terapêutico. Sobre a possibilidade de recaídas, o psicólogo defende uma visão pragmática e não punitiva.

“A recaída não é por si só um fracasso, muito pelo contrário. Ela pode inclusive ser uma maneira do paciente aprender a lidar com aquilo que ainda precisa ser trabalhado, os gatilhos e os fatores de risco”, afirmou Ivanildo de Andrade.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...