19.5 C
Brasília
29 jan 2026 14:53

OPAS alerta para risco de temporada de gripe mais intensa em 2026

Organização Pan-Americana de Saúde recomenda cobertura vacinal elevada e monitoramento do vírus Influenza A (H3N2) subclado K

Por Kleber Karpov

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou os países da região das Américas para a possibilidade de uma temporada de influenza antecipada ou mais intensa em 2026 (11/Dez). A recomendação ocorreu um dia depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitir um comunicado sobre o subclado K do Influenza A (H3N2), relacionado ao aumento de casos no Hemisfério Norte. A Opas orienta o monitoramento atento da evolução do vírus e a manutenção de uma elevada cobertura vacinal.

A organização reforça a importância de tratar os casos em tempo oportuno e assegurar a preparação para uma possível atividade precoce ou mais intensa durante a temporada de 2026 na região das Américas. É fundamental que a população, sobretudo idosos e pessoas com fatores de risco, recebam a vacina contra a influenza. Essa ação protege individualmente e deve reduzir a pressão sobre os serviços de saúde, especialmente os de hospitalização, conforme alerta a organização.

Sistema de saúde

Com o início da temporada de maior circulação da influenza e de outros vírus respiratórios, a Opas destacou que os países-membros devem ajustar os planos de preparação e organização dos serviços para uma eventual sobrecarga no sistema de saúde. A organização recomenda reforçar a vigilância da influenza, do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e do SARS-CoV-2.

A Opas orienta a adoção das medidas necessárias de prevenção e controle contra infecções por vírus respiratórios. Além disso, a Opas pede a implementação de medidas que garantam o diagnóstico precoce e o manejo clínico adequado, especialmente entre a população de alto risco de apresentar doença grave.

A organização também orienta os países a garantir a vacinação contra vírus respiratórios, assegurando uma elevada cobertura vacinal em grupos de alto risco. Outras ações incluem realizar a previsão e organização adequadas dos serviços de saúde. Isso garante o cumprimento rigoroso das medidas de controle e prevenção de infecções, o fornecimento adequado de antivirais e equipamentos de proteção individual. A Opas lembra que a comunicação adequada dos riscos à população e aos profissionais de saúde é essencial.

Vacinação

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, explicou que vírus com menor circulação no país tendem a produzir temporadas mais agressivas. A população brasileira tem menos imunidade gerada pelo contato com o patógeno em anos anteriores, segundo o especialista. Kfouri enfatizou que a alta cobertura vacinal pode fazer a diferença.

“O que a gente recomenda sempre é que os grupos mais vulneráveis estejam vacinados. Crianças, idosos, gestantes, imunocomprometidos, portadores de doenças crônicas, esses precisam ser vacinados porque representam 3/4 dos óbitos de influenza no nosso país”, disse.

O especialista lembrou que os países do Hemisfério Norte vivem a temporada de influenza. Isso deve antecipar como será a temporada no Hemisfério Sul no próximo ano. “Começou mais cedo lá e em alguns países está chamando a atenção, mas o final da temporada é que vai nos revelar”, afirmou Kfouri.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...