Por Kleber Karpov
O Distrito Federal sediou, nesta terça-feira (09/Dez), a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro, realizado no Salão Nobre do Palácio do Buriti, reuniu os titulares da segurança de todos os estados do país para alinhar diretrizes de combate ao crime organizado e discutir a modernização da legislação.
O governador Ibaneis Rocha recepcionou os secretários e ressaltou a urgência de aprovar o projeto de lei antifacção, que tramita no Congresso Nacional. Segundo o chefe do Executivo, a legislação é essencial para as forças de segurança.
“Acredito que agora, com essa proposta que foi apresentada na Câmara, a gente tenha como sufocar o crime organizado, que tanto amedronta a população brasileira como um todo. Tomara que a lei seja aprovada o mais rápido possível no Senado Federal”, declarou Ibaneis Rocha.
Protagonismo do colegiado
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF e ex-presidente do Consesp, destacou o papel do conselho na articulação de soluções efetivas para a área. Segundo ele, o tema segurança pública se consolidou como pauta central, unindo governadores de diferentes alinhamentos ideológicos.
O colegiado promove o alinhamento técnico entre os estados, auxilia na proposição de melhorias legislativas e permite o compartilhamento de modelos de gestão bem-sucedidos. Durante a reunião, foi apresentado o modelo de integração tecnológica adotado em Santa Catarina, referência nacional.
Apoio internacional
O encontro contou com a presença de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentaram perspectivas de financiamento para o setor. A representante da instituição no país, Annet Killmer, destacou o compromisso do banco com políticas de segurança baseadas em evidências e resultados.
“O BID é o único banco multilateral com uma divisão especializada em segurança cidadã, e isso reflete nosso compromisso técnico e institucional com o tema. Trabalhamos com conhecimento, financiamento e ferramentas”, afirmou Killmer.
Nova gestão
A reunião extraordinária também foi palco da eleição da nova presidência do Consesp. O atual vice-presidente, Jean Francisco Bezerra (Paraíba), assume a liderança do conselho a partir de janeiro de 2026. José Américo, secretário de Segurança Pública do Acre, passa a ser o novo vice-presidente do colegiado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










