Por Kleber Karpov
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, nesta segunda-feira (08/Dez), revogar a prisão preventiva do deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil). Em sessão extraordinária, o plenário aprovou a soltura do parlamentar por 42 votos a 21, com duas abstenções entre os 65 deputados presentes. O presidente afastado da Casa estava detido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Investigação e vazamentos
Rodrigo Bacellar foi preso na última quarta-feira (3), durante a deflagração da Operação Unha e Carne pela Polícia Federal (PF). A ordem de prisão foi cumprida enquanto o parlamentar prestava depoimento na sede da corporação no Rio de Janeiro.
As autoridades investigam o suposto envolvimento de Bacellar no vazamento de informações sigilosas. A suspeita recai sobre o repasse de dados que teriam antecipado detalhes da Operação Zargun. Segundo a PF, essa interferência comprometeu o andamento das apurações policiais.
Conexão com crime organizado
A Operação Zargun teve como alvo principal o deputado estadual TH Joias. O parlamentar encontra-se preso desde setembro sob a acusação de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho.
A decisão da Alerj confronta a ordem judicial da Suprema Corte. A Constituição Federal permite que casas legislativas deliberem sobre a manutenção da prisão de parlamentares no exercício do mandato.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;










